Estamos a poucos dias de mais uma eleição. E o que isso muda na sua vida? Mais do que se imagina. Acredite, é possível mudar a história de nossa cidade — que recentemente se viu envolvida em um mar de corrupção — assim como beneficiar todo o Planalto Norte, região há muito está esquecida por paraquedistas políticos. Eles se elegem com seu voto, mas priorizam sua cidade de origem na hora de distribuírem os recursos (emendas parlamentares).
Somente este ano, de janeiro a setembro, o orçamento de emendas impositivas já somava R$ 320 milhões. Algum R$ destinado à Canoinhas? Não. E por quê? Porque na última legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Planalto Norte não teve nenhum representante eleito.
As emendas parlamentares impositivas são a parte do orçamento público, cuja aplicação é feita pelo governo do estado e indicada por deputados estaduais. Recebem esse nome porque são realizadas por meio de emendas ao projeto de lei orçamentária, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte.
Pense: Canoinhas faz parte do Estado que tem 295 municípios. Portanto tem legítimo direito de melhorias e emendas parlamentares, e não se contentar apenas com migalhas que ocasionalmente são lançadas por algum deputado.
Relembre também o que nos foi tirado, como o Hemosc, a Gerência Regional de Saúde do Município (GERSA), a Rede de Frio e tantos outros. “Apareceu” alguém que nos defendesse ou brigasse (no bom sentido) em prol da nossa causa? Não. Infelizmente faltou força política.
Quando nos tiraram a GERSA (que foi criada em 1994 instalada em sede própria em Canoinhas), o desrespeito foi tão grande que o então presidente da Câmara de Vereadores, Coronel Mário, e as vereadoras Norma Pereira e Camila Lima, foram tratados como jagunços ao defenderem a permanência da Gerência de Saúde no município, por uma funcionária efetiva lotada na cidade de Mafra.
“A decisão [da retirada da gerência de saúde] partiu pontualmente de alguém que fica dentro de um gabinete e não conhece a necessidade da nossa região”, disse na ocasião o vereador Paulo Basílio.
A SC-477 é outro problema ‘empurrado com a barriga‘ há anos. Se a região realmente tivesse um deputado que pressionasse o Governo do Estado, talvez a solução teria vindo há muito tempo. Esses são apenas alguns exemplos do que a falta de representatividade política é capaz de fazer com uma região. Vamos mudar nossa história!
CORRUPÇÃO E RECURSOS
Precisamos entender, contudo, que nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos realmente interessados em promover uma mudança social e política, por isso devemos buscar conhecer as propostas deles.
Nestas eleições, Canoinhas está, literalmente, com a faca e o queijo na mão. Temos a real chance de eleger alguém que nos represente na esfera estadual e federal, e não forasteiros que vem caçar nosso voto e depois desaparecem. No município, quase 43 mil eleitores estão aptos a votar. Número mais do que suficente de votos para elegermos um representante.
O deputado estadual, federal (mais o senador), podem destinar verbas parlamentares para ajudar os serviços de nossa região, seja na infraestrutura, por exemplo, ou na ajuda nas condições e aparelhos a um hospital, à uma escola, ou na Saúde (Unidades Básicas e de Pronto Atendimento).
Conheça um pouco sobre nossos candidatos a deputado estadual, suas ações já realizadas e suas propostas (candidatos listados em ordem alfabética).
DEPUTADO ESTADUAL
ABRAHÃO MUSSI – Natural de Canoinhas, tem 47 anos e é candidato pelo União Brasil. Tem ensino superior incompleto e é Servidor público. Em sua redes sociais, nas informações de campanha, afirma ser a favor da família e da liberdade, e contra a censura.
Sua bandeira é defender acesso à saúde básica e educação, e promete, se eleito, destinar recursos somente para os municípios de nossa região.
Trajetória política: Vereador por dois mandatos, em seu site pessoal, diz ter sido recordista em captação de recursos para o município de Três Barras (não há citação sobre a destinação dos recursos). Também foi secretário de Obras e Desenvolvimento Econômico.
PAULO BASILIO (15444) – Natural de Canoinhas, tem 28 anos e é candidato pelo MDB. Tem ensino superior completo e é Advogado. Suas bandeiras são o desenvolvimento econômico, emprego, qualidade de vida, lazer e uma saúde digna. Afirma, se eleito, destinar recursos para todos os municípios do Planalto Norte.
Trajetória política: Foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas; Assistente técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina; trabalhou na Câmara dos Deputados, foi presidente estadual da Juventude do MDB-SC e membro da executiva nacional da juventude do partido. Enquanto vereador, conseguiu recursos para a ACD, APAE, Hospital Santa Cruz, Adosarec e Polícia Ambiental. Também afirma que vai lutar pela reabertura do Hemosc.
ROBERTO BRADONSKI (12022) – Natural de Canoinhas, tem 47 anos e é candidato pelo PDT. Tem ensino fundamental completo e é Agricultor. Em sua campanha nas redes sociais, sua bandeira é a agricultura, a saúde e a educação.
Trajetória política: Não consta
DEPUTADO FEDERAL
CHICÃO CAMINHONEIRO (1456) – Natural de Canoinhas, tem 52 anos e é candidato pelo PTB. Tem ensino médio completo e é Motorista. Mais informações sobre o candidato podem ser conferidas aqui.
NORMA PEREIRA (1988) – Natural de Brusque, tem 65 anos e é candidata pelo PODEMOS. Tem ensino superior completo e é Empresária. Mais informações sobre a candidata podem ser conferidas aqui.
SAULO SABATINI (5151) – Natural de Lages, tem 68 anos e é candidato pelo PATRIOTA. Tem ensino superior completo e é Médico. Mais informações sobre o candidato podem ser conferidas aqui.
O seu voto é muito importante. Escolha com calma e anote os números em uma “colinha de papel” para votar no dia das eleições. Depois, deixe essa colinha bem visível, em sua casa, para que você possa lembrar sempre da importância de seus votos e cobrar os políticos eleitos.
Acompanhe os mandatos, eles são os seus representantes! E lembre-se: você tem todo o direito de ir aos gabinetes dos eleitos por você, ou enviar mensagens e e-mails, cobrando as promessas nas eleições. Eles foram eleitos por você e devem dar o retorno de tudo que participarem.
No mais, consciência tranquila, e boa votação no domingo!