telemedicina

Como usar o e-Título para votar nas eleições 2022

Avatar photo
O aplicativo e-Título substitui o título de eleitor em papel, podendo ser utilizado também para justificar quando o eleitor não puder comparecer para votar.

As eleições 2022 acontecem no próximo domingo, 3 de outubro, e neste ano os eleitores terão novamente a oportunidade de usar o e-Título. A versão digital do título de eleitor foi lançada pela Justiça Eleitoral em 2018 e está ativa desde então.

O aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android . Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Desde de 2020, está mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor, além disso o app está cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.

Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico (com as impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto do eleitor, facilitando, assim, a identificação na hora do voto.

Caso ainda não tenha feito, não aparecerá a imagem, sendo necessário levar outro documento oficial com foto para se apresentar ao mesário no dia das eleições.

Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto.

Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.

Cadastro do e-Título

Passo 1 – Preencha seus dados básicos

Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”. Inclua informações como nome, filiação e data de nascimento e toque em “Entrar no e-Título”;

Passo 2 – Responda às perguntas corretamente

O sistema vai gerar campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas para validar su dispositivo.

Passo 3 – Crie uma senha

Digite uma sequência de dígitos e repita-a no campo abaixo. Depois, clique em “Confirmar senha”. Está feito!