Uma pesquisa de opinião pública, realizada pelo Instituto Mapa — MAPA Marketing e Participações Ltda — em Santa Catarina, mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente das intenções de voto dos catarinenses, com 57,9%, contra 25,4% de Lula (PT), para a presidência da República.
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) disputam a terceira colocação: 7,0% x 4,8%. A soma dos posicionamentos de não sabe e branco/nulo é de apenas 2,2%.
Para o governo do Estado, Jorginho Mello aparece com 32,1% das intenções de voto, seguido de Carlos Moisés (Republicanos), com 15%. (Veja gráficos mais abaixo).
A pesquisa foi encomendada pela Rádio Canoinhas Ltda, Jovem Pan Floripa e Jovem Pan News, teve um custo de R$ 20 mil e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº SC-03803/2022 | BR-05255/2022 de 12/09/2022.
A metodologia usada foi pesquisa quantitativa por amostragem, com aplicação de questionário estruturado por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares, para eleitores de Santa Catarina com 16 anos ou mais, em 77 municípios do Estado e 1.204 entrevistas.
A coleta de dados deu-se de 14 a 16 de setembro de 2022. A margem de erro é 2,8 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
RESULTADOS DA PESQUISA
Em outubro teremos eleição para governador de Santa Catarina. Se a eleição fosse hoje, em qual candidato você votaria? (Estimulada – resposta única)
Para senador por Santa Catarina, se a eleição fosse hoje, em qual candidato você votaria?
(Estimulada – resposta única)
Para presidente da república, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?
(Estimulada – resposta única)
No quesito rejeição, quando perguntado “Em quem você não votaria de jeito nenhum?”, para presidente, em resposta única, 62,4% responderam que não votariam em Lula (PT), 30,8% não votariam em Jair Bolsonaro (PL), e 1,2% não votariam em Ciro Gomes (PDT).
Já para o governo de Santa Catarina, 50,2% disseram que não votariam de jeito nenhum em Décio Lima (PT), 14,7% não votariam em Carlos Moisés (Republicanos), e 13,1% não votariam em Jorginho Mello (PL).
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE).