festival

Municípios de SC que terão urnas auditadas serão sorteados na Alesc

Avatar photo
Os juízes eleitorais dos municípios sorteados terão que substituir as urnas eletrônicas, que serão transportadas até o Parlamento.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), de forma paralela à votação oficial, realiza neste sábado (29), às 9 horas, no hall da Assembleia Legislativa, o sorteio das 35 urnas eletrônicas que serão auditadas durante o segundo turno das eleições, que acontecem neste domingo (30).

Dessas 35 urnas, 25 ficarão no Parlamento, duas serão utilizadas no projeto-piloto com biometria, e oito em municípios sorteados e que passarão pelo Teste de Autenticidade.

De acordo com o presidente, mais de 100 pessoas vão trabalhar no sábado, a partir das 7 horas, para o transporte das oito urnas eletrônicas que serão sorteadas.

Assim que elas forem sorteadas, os juízes eleitorais dos municípios sorteados terão que substituir as urnas eletrônicas e haverá uma cadeia de custódia, representada por policiais militares ou rodoviários, com servidores da Justiça Eleitoral, para transportar elas até o Parlamento, onde ficarão sob a guarda da Casa Militar para serem auditadas no domingo.

Em Santa Catarina, há 16.242 urnas e devido à dificuldade de logística, 120 foram retiradas do sorteio.

Ele lembra que desde 2002 a auditoria é realizada pela Justiça Eleitoral e que neste ano o número de urnas foi ampliado, envolvendo estudantes do estado.

O processo prevê que no domingo, as urnas receberão os votos de estudantes em cédulas em papel que serão depositados numa urna de lona. “No final das eleições, os votos em papel e os digitados, mesmo não valendo para o pleito, serão comparados, comprovando a eficiência e idoneidade da eleição.”

Tudo será supervisionado por auditores independentes e membros da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas, presidida pelo juiz Zany Estael Leite Júnior.  

O objetivo desta auditoria é de provar que o voto em cédula é o mesmo que o eletrônico. “Essa votação em paralela e não será computada na votação oficial.”