A mãe suspeita de matar os dois filhos em Guarapuava, na região central do Paraná, virou ré na Justiça por duplo homicídio, ambos qualificados. Eliara Paz Nardes também vai responder pelos crimes de ocultação de cadáver e fraude processual. A informação foi confirmada pela advogada da mulher.
No caso dos homicídios, a denúncia do Ministério Público considerou as qualificadoras de motivo fútil, emprego de asfixia, uso de recurso que impossibilitou defesa das vítimas e crime contra menores de 14 anos. Também foi definido, em caso de condenação, o aumento de pena pelo crime ter sido praticado por ascendente contra descendente.
Apesar da denúncia aceita, o processo está com tramitação suspensa pois é preciso aguardar a realização do exame de insanidade mental da mulher após pedido da defesa. O laudo vai determinar se mãe pode receber pena em caso de condenação.
Eliara Paz Nardes está presa desde o dia 27 de setembro, quando os corpos das crianças foram encontrados em cima da cama, no apartamento onde morava a família. As vítimas tinham 3 e 10 anos. O menino teria sido morto asfixiado com um travesseiro e a menina teria recebido um calmante da mãe e depois sido enforcada.
A delegada Ana Hass, responsável pelo caso, afirmou que a mulher tinha intenção de se livrar das crianças para “viver uma nova vida”. A declaração foi feita em coletiva de imprensa. Segundo a polícia, Eliara Nardes chegou a fazer “estudos” sobre como descartar os corpos.