CNN BRASIL — O presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou a apoiadores pela primeira vez desde a derrota nas eleições, na tarde desta sexta-feira (9).
Durante o encontro, ele afirmou que “tudo dará certo no momento oportuno”. Ele não discursava publicamente desde o dia 2 de novembro, quando pediu a apoiadores que desbloqueassem as rodovias nos protestos contra o resultado das eleições.
“Eu me responsabilizo pelos meus erros”, disse o mandatário, na área externa do Palácio da Alvorada, “mas peço a vocês, não critiquem sem ter certeza absoluta do que esta acontecendo. Obviamente, não estou aqui quebrando o silêncio. Estou falando algo que sempre disse a todos vocês. Alguns falam do meu silêncio, há poucas semanas, se eu saísse aqui e desse ‘bom dia’, tudo seria deturpado, tudo seria distorcido”, justificou.
“Se estou aqui, é porque acredito em Deus e devo lealdade ao povo brasileiro. Nós despertamos o patriotismo no Brasil, o povo voltou a admirar sua bandeira. Não é fácil enfrentar todo o sistema”, continuou.
Ele também afirmou que as Forças Armadas devem respeitar a Constituição, retomando o discurso de que, em sua opinião, seriam “o último obstáculo para o socialismo”.
“Quem decide o meu futuro, por onde eu vou, são vocês. Quem decide para onde vão as Forças Armadas, são vocês. Quem decide para onde vai a Câmara e o Senado, são vocês também”, destacou.
“Nunca sai de dentro das 4 linhas da Constituição e acredito que vitória será também dessa maneira.Temos como mudar o futuro da nossa nação. Vamos acreditar, vamos nos unir. Criticar só quando tiver certeza absoluta. Buscar alternativas e ver o que ele pode fazer, de fato, pela sua pátria”, afirmou Bolsonaro.
O presidente também disse que os apoiadores devem respeitar o direito de pessoas “que pensam diferente” de “falar o que bem entenderem”, mas que devem trazê-las “para o nosso lado, o lado da verdade, da honestidade, do respeito, da família, da liberdade de expressão religiosa”. “Somente assim poderemos ter um Brasil grande para todos nós”, destacou.