O ex-presidente Jair Bolsonaro, preso no 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (Papudinha) por envolvimento na tentativa de golpe de 2023, está coordenando a montagem das chapas eleitorais do PL para o pleito de outubro.
A informação foi divulgada neste sábado (21), em publicação no X, pelo seu filho, o ex-vereador Carlos Bolsonaro, que visitou o pai acompanhado dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ubiratan Sanderson (PL-RS).
Segundo Carlos, que renunciou ao mandato no Rio para concorrer ao Senado por Santa Catarina, Bolsonaro está elaborando uma lista de pré-candidatos prioritários ao Senado e aos Governos Estaduais.
O deputado Sanderson confirmou que, entre as definições, estão as candidaturas de Michelle Bolsonaro e Bia Kicis ao Senado pelo Distrito Federal, além de seu próprio nome para a disputa gaúcha.
Nikolas Ferreira reforçou que a visita também serviu para receber o aval de Bolsonaro para a articulação de chapas em Minas Gerais.
Estado de saúde
Apesar do foco eleitoral, Carlos Bolsonaro relatou que o pai apresenta um quadro de saúde instável. Segundo o filho, o ex-presidente sofre com crises intensas de soluços e apresentou episódios severos de vômitos na tarde de sexta-feira.
“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes.”
O ex-vereador acrescentou que Bolsonaro se mantém “focado, lúcido e construtivo”, apesar da “evidente degradação de sua saúde”.

















