Na sessão da última terça-feira (12), o vereador André Flenik (Podemos) apresentou uma indicação, direcionada ao coordenador da Defesa Civil e Técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Ângelo Bonete, solicitando um estudo de viabilidade para a criação de uma Brigada Voluntária de Emergência e Combate a Incêndio, composta por funcionários públicos efetivos do município de Canoinhas.
De acordo com Flenik, em toda empresa (seja comércio ou indústria) com determinado número de funcionários, é exigido, por Normativa do Corpo de Bombeiros, uma Brigada Voluntária onde alguns funcionários são treinados em conhecimentos básicos de Atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros).
Quanto ao combate a incêndio, foi muito bem colocado pelo vereador a situação de que todos os órgãos públicos possuem extintores, porém são poucos os que saberiam manuseá-lo em uma situação de emergência.
A criação dessa Brigada, em parceria com instituições privadas ou até mesmo com o Corpo de Bombeiros, iria facilitar o rápido atendimento no caso de alguém passando mal, por exemplo, nas escolas ou em órgãos públicos, seja um servidor ou até mesmo de um visitante.
De acordo com Flenik, é importante contar com uma pessoa preparada para realizar primeiros socorros e combate a incêndio, se necessário, entre outros sinistros os quais a Brigada receba treinamento.
Flenik justifica a indicação lembrando a quantidade de funcionários públicos e o fluxo diário de visitantes nos órgãos do município.
SEMÁFORO POLÊMICO
O vereador também solicitou à prefeita municipal, Juliana Maciel, e a Anderson Voigt, responsável pelo Detracan, que seja realizada a retirada do (polêmico) semáforo instalado na esquina da Rua Francisco de Paula Pereira com a Eugênio de Souza, no centro.
Flenik justifica afirmando que desde sua instalação o semáforo apresentou problemas, e quando funcionou ocasionou a piora do fluxo de veículos no local. Após sua retirada, sugeriu implantá-lo em outra via da cidade.
Uma das possibilidades a serem analisadas é no cruzamento da Rua Nazir Cordeiro com a Avenida Rubens Ribeiro da Silva.




























