tres_barras

MP Militar pede expulsão de Bolsonaro e generais das Forças Armadas após condenação

Avatar photo
Pedido protocolado no STM nesta terça-feira (3) visa retirar patentes do ex-presidente e de oficiais envolvidos em trama de golpe.

LEIA TAMBÉM

O Ministério Público Militar (MPM) protocolou no Superior Tribunal Militar (STM), nesta terça-feira (3), o pedido de perda do oficialato do ex-presidente Jair Bolsonaro, de três generais do Exército e de um almirante da Marinha.

A medida ocorre após a condenação definitiva (trânsito em julgado) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que apurou a trama golpista de 2022.

Os alvos da ação

Além do capitão da reserva Jair Bolsonaro, o pedido de expulsão atinge os generais Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sergio Nogueira e o almirante Almir Garnier.

Pela Constituição, oficiais com condenações criminais superiores a dois anos de prisão estão sujeitos à perda do posto e da patente. No caso em questão, as penas aplicadas variam entre 19 e 27 anos de reclusão.

A “Morte Ficta” e pensões

Caso o STM aceite o pedido e decrete a perda das patentes, os militares deixam de receber seus salários diretamente. No entanto, conforme a legislação vigente desde 1960, o valor é revertido em forma de pensão para esposas ou filhas, no mecanismo jurídico conhecido como “morte ficta” (o militar é considerado morto para fins administrativos).

Os relatores de cada processo já foram definidos por sorteio eletrônico. A presidente do STM, ministra Maria Elisabeth Rocha, afirmou que pautará os julgamentos assim que os relatores liberarem os votos. Não há um prazo legal estipulado para a decisão final, que será tomada pelos 15 ministros da Corte.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Homem sobrevive após queda de 15 metros em gruta de Rio Negrinho

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Colisão frontal na Rodovia do Xisto deixa um morto em São Mateus do Sul

VOCÊ VIU?