Por volta das 19h50h de terça-feira (18), o Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho recebeu diversas solicitações simultâneas relacionadas as volumosas chuvas no município. Quatro equipes, contendo um total de 11 bombeiros, foram distribuídos entre as viaturas (uma com embarcação), para atender os pedidos de auxílio a deslizamentos, enxurradas e cortes de árvores (veja galeria de fotos abaixo).
Uma moradora relatou que foi atingida por um deslizamento de terra dentro da própria casa: “A gente estava já bem assustado. Eu estava no quarto, rezando de joelho, nos pés da minha cama, e meu marido gritou da sala: ‘saia daí que a terra está caindo’. Então, deu aquele estouro e eu só senti que a terra me levou com tudo para a parede“, relatou a aposentada Fátima Andrezejewe.
De acordo com os bombeiros, não houve registro de vítimas em Rio Negrinho, sendo constatado apenas danos materiais em diversas residências, bem como em vias públicas, porém o temporal também afetou outros municípios, causando mortes e desaparecimento.
Um homem de 30 anos e uma menina de 4 anos foram encontrados mortos em uma casa na região de Diamantina Pico, em Rodeio, no Vale do Itajaí. As equipes seguem trabalhando no local para encontrar outra criança, de um ano e meio. Os três estavam em casa quando o imóvel teria sido atingido por um deslizamento de terra.
Rodeio, que tem pouco mais de 11 mil habitantes foi severamente castigada pelos temporais, segundo a Defesa Civil. A cidade ainda tem outros três desaparecidos, incluindo um bebê de um ano e meio.
Nos bairros Diamantina e Nova Brasília também há uma pessoa desaparecida em cada. O helicóptero do Corpo de Bombeiros foi chamado para ajudar no resgate.
Um trecho da BR-470 em Indaial, no Vale do Itajaí, cedeu nesta quarta-feira. O km 75,8 da rodovia foi totalmente bloqueado na madrugada desta quarta-feira (18).
As guarnições seguem em prontidão, acompanhando conjuntamente com a Defesa Civil, para quaisquer novas ocorrências que possam surgir.