refis

Deputado do RS protocola pedido de impeachment contra Lula

Avatar photo
Lula tem repetido em falas públicas que Dilma foi retirada do cargo por meio de um golpe.

LEIA TAMBÉM

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) tinha divulgado na terça-feira (24), que entraria com pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por se referir à saída de Dilma Rousseff do poder como “golpe”. Ele esperava a abertura do ano legislativo para protocolar o requerimento. 

Contudo antes mesmo do início do ano legislativo, o texto foi apresentado à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (26). A informação é do R7.

“Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de estado, quando foi afastada do cargo, em 2016, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal”, alega o parlamentar, completando que, diante desta situação, a abertura de um impeachment é justificada “pela flagrante prática de crime de responsabilidade”. 

Lula tem repetido em falas públicas que Dilma foi retirada do cargo por meio de um golpe. O impeachment, no entanto, foi um processo autorizado e decidido pelo Senado e pela Câmara. 

Durante viagem oficial à Argentina, Lula afirmou que houve um golpe de Estado no Brasil quando ocorreu o processo de afastamento de Dilma. “Vocês sabem que depois de um momento auspicioso no Brasil, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado”, disse Lula na última segunda-feira (23).

No Uruguai, o petista chamou o ex-presidente Michel Temer (MDB), que ocupava o cargo de vice na chapa com Dilma, de “golpista”.

Temer rebateu a fala de Lula nas redes sociais: “Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição”.

A oficialização do pedido foi comentada pelo deputado Carlos Bolsonaro (PL-RJ). “Primeiro pedido de impeachment de Lula: crime de responsabilidade ao discursar dizendo que Dilma sofreu golpe em 2016. Não vamos dar descanso”, escreveu. 

Notícia Anterior

POLÍTICA
Ministro apresenta ‘Pacote da Democracia’ para Lula

Próxima Notícia

POLÍTICA
STF investiga envio de informações falsas sobre situação dos yanomami