fesmate

telemedicina

Reserva no Paraná tem 12 espécies de animais ameaçadas de extinção

Avatar photo
A Reserva Natural Salto Morato faz parte da Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no mundo.

Pesquisadores do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar identificaram animais de 12 espécies ameaçadas de extinção na Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná.

Entre os mamíferos registrados, estão o gato-mourisco, a onça-pintada, o gato-do-mato, a onça-parda ou puma e o gato maracajá.

Entre as aves, destacam-se a jacutinga, importante dispersora de sementes da palmeira-juçara, planta ameaçada de extinção, e o raro gavião-pombo-pequeno, espécie endêmica do Brasil associada a florestas em bom estado de conservação.

A identificação dos animais, feita pelos pesquisadores, contou com uma base de dados de mais de 4 mil registros feitos ao longo dos últimos 10 anos no local. A Reserva Natural Salto Morato existe desde 1994.

Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, faz parte da Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no mundo, que engloba 60 municípios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, e também está em uma área reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Segurança armada dispersa saqueadores de carga na BR-153 em União da Vitória

Próxima Notícia

POLÍTICA
Grupo roubou armas e documentos do gabinete de Segurança, afirma ministro

VOCÊ VIU?