O brasileiro Márcio Freire morreu nesta quinta-feira (5) após ter sofrido um acidente em uma onda gigante na cidade de Nazaré, em Portugal. O veterano descia um dos “paredões” da chamada praia do Norte quando se acidentou. De acordo com a Marinha, houve tentativas de reanimar o brasileiro, que teve uma parada cardiorrespiratória, mas Freire, de 47 anos, não resistiu aos ferimentos.
O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria, segundo informações da imprensa portuguesa. O gabinete de psicologia da Marinha foi acionado para prestar apoio emocional aos familiares de Freire. É a primeira morte de um surfista no local.
Freire era um surfista experiente. Ele, junto com Danilo Couto e Yuri Soledade, fazia parte do chamado “Mad Dogs” (“Cachorros loucos”, em tradução livre), trio formado por surfistas baianos especializados em enfrentar ondas gigantes sem nenhum aparato de vigilância e resgate.
Sendo uma lenda no surfe, o brasileiro desbravou o mundo através das ondas gigantes. Apesar da rentabilidade possível, Freire nunca levou o esporte para o lado profissional e, durante toda a vida, surfou por amor às pranchas e ao mar.