CNN — O esquema de segurança para recepcionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve envolver ao menos 500 policiais na próxima quinta-feira (30) e a Esplanada dos Ministérios deve ser fechada. O planejamento está sendo elaborado pelo Governo do Distrito Federal.
O voo de Bolsonaro está previsto para desembarcar às 7h10 e muitos apoiadores já confirmaram que vão recepcionar o político no saguão. Por conta disso, todas as forças de segurança do DF estarão a postos desde a madrugada, já às 4h.
Do lado de dentro do aeroporto, a segurança ficará por conta da Polícia Federal, que é responsável pela segurança aeroportuária no Brasil. O saguão também terá esquema da PF, com reforço de agentes.
Em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (28), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal fará a segurança dentro do aeroporto. Em contrapartida, Dino disse que a PF não tem competência legal para fazer a segurança na parte de fora do aeroporto.
A Polícia Militar terá mais de 500 policiais no esquema de segurança, do lado de fora do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, no policiamento ostensivo. A PM fechará a Esplanada dos Ministérios à meia-noite, sete horas antes de o voo com o ex-presidente chegar.
O motivo do bloqueio na Esplanada é evitar atos como os de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram atacadas e vandalizadas.
A PM decidirá se o comboio de Jair Bolsonaro precisará de escolta no momento. Isso porque não está definido se ele sairá pela base militar ou pelas vias habituais do aeroporto. “Depende de quantos manifestantes estiverem lá, do calor da situação, se haverá manifestação”, disse à CNN uma fonte que participou da reunião nesta terça-feira.
A PM terá no esquema policiais do Comando de Policiamento de Trânsito, que inclui os batalhões Rodoviário e o de Trânsito; o Batalhão de Operações Especiais (Bope); o Batalhão de Patrulhamento de Choque (BPChoque), as Tropas Convencionais da Área Central; O Batalhão com Cães (BPCães); e e a Cavalaria.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) também estão no aeroporto de Brasília, bem como o Corpo de Bombeiros.
O secretário de Segurança do DF, delegado Sandro Avelar, concederá uma entrevista coletiva nesta quarta-feira às 15h para informar os detalhes do esquema à imprensa.
Weintraub chama Bolsonaro de “cafetão” ao falar de volta ao Brasil
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub xingou Jair Bolsonaro ao comentar a volta de seu antigo chefe ao Brasil, após três meses autoexiliado nos Estados Unidos. Em seu Twitter, onde não poupa críticas a Bolsonaro, Weintraub chamou o ex-presidente de “cafetão do povo”. E disse que os bolsonaristas, que devem receber o ex-presidente no aeroporto, são “meretrizes do Centrão”.
O CAFETÃO do povo está voltando!
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) March 27, 2023
Você, que é uma meretriz do centrão, precisa ir ao aeroporto!
Weintraub foi demitido em 18 de junho de 2020. Na época, o ministro sofreu pressão nos bastidores por chamar ministros do STF de “vagabundos” e dizer que “colocaria todos na cadeia”.