festival

Casa Branca critica Lula e lamenta que o Brasil não condene a Rússia pela guerra

Avatar photo
O Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que o governo brasileiro está menosprezando os fatos.

R7 – O governo dos Estados Unidos criticou nesta segunda-feira (17) o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra na Ucrânia e afirmou que o Brasil está “papagueando” o discurso adotado pela Rússia para negar que tem culpa pelo conflito.

Nos últimos dias, o presidente brasileiro afirmou que os Estados Unidos têm encorajado a manutenção da guerra e que a Ucrânia é tão responsável quanto a Rússia pelo que tem acontecido.

Em entrevista a jornalistas, o chefe de comunicação do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, lamentou que o Brasil esteja menosprezando os fatos e tenha evitado condenar a Rússia pela guerra.

Francamente, neste caso, o Brasil está papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto. É profundamente problemático como o Brasil abordou essa questão de forma substancial e retórica, sugerindo que os Estados Unidos e a Europa de alguma forma não estão interessados na paz ou que compartilhamos a responsabilidade pela guerra.

JOHN KIRBY, CHEFE DE COMUNICAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA NACIONAL DA CASA BRANCA

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos no último fim de semana, Lula reclamou do posicionamento de Estados Unidos e União Europeia diante da guerra.

A menção dele à Europa foi rebatida pelo porta-voz da Comissão Europeia para Negócios Estrangeiros e Políticas de Segurança, Peter Stano.

“Não é verdade que os EUA e a União Europeia estejam ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas”, afirmou a jornalistas.

“Em referência às falas do presidente brasileiro, gostaria de lembrar apenas alguns fatos básicos. O fato número um é que a Rússia, e apenas a Rússia, é responsável pela agressão ilegítima e não provocada contra a Ucrânia. Então, não há dúvidas sobre quem é o agressor e quem é a vítima”, acrescentou Stano.

Notícia Anterior

ESPORTE
Inscrições para a Corrida Rústica de Canoinhas estão abertas

Próxima Notícia

ECONOMIA
Bancos discutem soluções para os altos juros no rotativo do cartão de crédito