O que a floresta amazônica tem a ver com chocolate? Tudo. Ela é o ambiente natural do cacau e o Pará o estado que mais produz o fruto aqui no Brasil, com 50,68% da produção. Nessa região, o cacau nasce espontaneamente, pelas sementes espalhadas pelos animais, a água e os povos tradicionais.
E você sabia que é errado dizer que um chocolate é amargo? Amargor é um defeito, segundo os especialistas. O correto é dizer que ele é intenso, quando há maior porcentagem de cacau do que os outros ingredientes.
Quanto maior o teor de cacau, mais intenso é o sabor do chocolate, já que terá menos açúcar e manteiga terá na composição. Logo, o chocolate amargo é o mais puro e nutritivo!
O local onde o cacau é colhido também altera o sabor do chocolate, mesmo que a receita seja a mesma. Além disso, a torra do cacau também influencia no sabor.
Outra curiosidade interessante é que, na fase de fermentação, a semente do cacau “sangra”: um líquido violeta sai dela, e ela morre, para se transformar em amêndoa. Depois de seca, ela será descascada para extrair o nibs, que é como se chama o produto do cacau que é derretido para virar chocolate.
De forma geral, a criação dessa guloseima tão cobiçada começa quando as frutas do cacau são retiradas e quebradas as semente. Isso porque esse é o substrato base do chocolate.
Páscoa: época de chocolate
Ao saborear essa delícia, o que é muito comum em época de Páscoa – pois até quem não é muito fã de doces muitas vezes acaba cedendo à tentação – tenha cuidado. O chocolate passa a ser um perigo à saúde quando consumido em excesso, pois é rico em calorias, carboidratos, gorduras e uma pequena quantidade de proteínas, o que faz dele um dos alimentos que mais engorda.
Os chocolates brancos possuem mais gorduras por serem feitos de manteiga de cacau. O chocolate amargo ou meio amargo é mais benéfico em razão da grande quantidade de cacau. O chocolate ao leite por receber leite em pó na massa, apresenta mais proteína e cálcio.
Uma dica é acompanhar o chocolate com uma boa fonte de fibra, como por exemplo, uma fruta. Mesmo assim é preciso moderar, para não exceder no carboidrato.
Festa Cristã
Dentre as datas cristãs mais conhecidas está a Páscoa, momento em que o cristianismo celebra a consumação do sacrifício de Deus encarnado em homem para a salvação da humanidade. Segundo o cristianismo, com a morte de Jesus e sua ressurreição ao terceiro dia, a vitória da luz sobre as trevas estaria consumada, o que sugere ser a Páscoa um momento de renovação e renascimento, de festa em nome da esperança.
Os significados da Páscoa para a cultura ocidental foram se moldando ao longo do tempo, mas ao que parece, cada vez (assim como outras datas e outros símbolos) está mais longe das origens, esvaziando-se em termos dos significados mitológicos, religiosos, confundindo-se com uma data comercial para exploração de um produto. Neste caso, o chocolate.