festival

‘Não me conformo’, diz homem que perdeu filha e neto em acidente com 19 veículos no Paraná

Avatar photo
“Eu vi a mão da minha filha encostada na porta, e a cabeça dela. Chamei ela, chamei meu neto, e não tive retorno. Daí alguém falou pra mim que eles estavam mortos”, relembra Lauro Costa Maciel (D). Foto: RPC/Reprodução
O veículo em que mãe e filho estavam foi prensado contra outra carreta. Foto: Redes Sociais

Prestes a completar um mês da perda da filha e do neto em um acidente com 19 veículos na BR-376 em Ponta Grossa, no Paraná, Lauro Costa Maciel fez um apelo para que o inquérito do caso seja resolvido pela Polícia Civil.

O carro em que as vítimas estavam foi atingido por um caminhão sem freio em um congestionamento. Com o impacto, o veículo foi arremessado cerca de 300 metros e acabou prensado em outra carreta. Eles morreram no local.

“Que o poder público […] resolva esse inquérito o quanto antes possível, pra que isso não caia no esquecimento e fique apenas na estatística de trânsito como mais um acidente e mais uma família sofrendo. […] Eu não consigo me conformar que eu perdi meu neto de 7 anos dessa maneira e minha filha mais velha, cheia de vida”, afirmou.

Vanessa Kubaski Maciel, de 37 anos, e o filho Pedro viajavam para o litoral no momento do acidente. O plano era passear durante o feriado de Páscoa. Segundo ele, a notícia do acidente chegou por uma ligação do cunhado que dirigia o carro onde eles estavam. Lauro foi até o local do acidente e viu a filha, já sem vida.

“Eu estava numa pizzaria com meu filho e minha nora. […] Eu e meu filho fomos correndo até o acidente, então eu pude ver o caminhão em cima do carro onde estava minha filha. Da porta do passageiro pra trás. Eu vi a mão da minha filha encostada na porta, e a cabeça dela. Chamei ela, chamei meu neto insistentemente e não tive retorno deles. Então daí alguém falou pra mim que infelizmente eles estavam em óbito”, relembrou.

O pai e avô também contou que chegou a pedir para que Vanessa não viajasse por conta da previsão de chuva para o feriado.

Caminhão sem freio

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes identificaram problemas nos freios, pneus e no tacógrafo do caminhão. “Havia mangueiras, estavam isoladas, sistema de freio algumas partes com falta de peça, o que compromete totalmente a eficiência do sistema. E não vai parar o caminhão suficientemente, ou nem parar o caminhão. Uma das causas principais do acidente é essa”, explicou o inspetor Yuri Ranzani, da PRF.

O acidente

De acordo com a PRF, um primeiro acidente aconteceu na rodovia envolvendo um carro e um caminhão em Ponta Grossa. Ninguém ficou ferido.

Contudo, por conta do atendimento, um congestionamento se formou no local. No fim da fila, o caminhão sem freios não conseguiu parar ao se deparar com os veículos. Segundo o delegado que acompanha o caso, o caminhão estava carregado com 38 toneladas de soja.

Acidente matou mãe e filho na BR-376. Foto de arquivo

Para não acertar outra carreta após um trecho de descida, ele mudou para a faixa ao lado e atingiu carros, lançou-os contra outros e também bateu em caminhões. Ao todo, 19 veículos se envolveram no engavetamento.

O motorista do bitrem chegou a ser preso em flagrante por homicídio e lesão corporal culposos após a polícia identificar problemas de manutenção no local do acidente, mas foi solto no dia seguinte após uma decisão da Justiça.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Câmara aprova a igualdade salarial entre homens e mulheres

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Colisão deixa três feridos no bairro Campo d’Água Verde