Um Bombeiro Militar de Santa Catarina estará na missão humanitária brasileira que vai atuar no combate aos incêndios florestais que atingem o Canadá desde junho.
O cabo Kleber Souza Carneiro, que atua no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, representará o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A missão tem a previsão de 30 dias e será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação humanitária brasileira.
“Essas missões são de extrema importância e estamos sempre prontos para contribuir com o que estiver ao nosso alcance. Sabemos do empenho necessário para o combate aos incêndios florestais, já que em agosto temos historicamente o pico deste tipo de ocorrências em Santa Catarina e por isso estamos enviando o cabo Carneiro, com confiança no trabalho desse militar”, declara o Comandante-Geral coronel Fabiano de Souza.
Após análise dos requisitos necessários para atuar nesta missão, o cabo Carneiro foi o indicado pela Coordenadoria de Combate a Incêndios Florestais, por preencher o que era necessário.
O cabo é integrante da equipe de Força-Tarefa 01, especializada em atuação em eventos extremos e em 2021 participou do 1º Ciclo de Combate a Incêndios Florestais da Força Nacional, com instrução e nivelamento dos bombeiros, que foram empregados no combate a incêndios florestais na região Centro-Oeste do Brasil.
A missão será integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, que deverão atuar nas florestas mais afetadas do Canadá.