tres_barras

Semana terá períodos de chuva e melhora, com atenção para dois momentos de instabilidade

Avatar photo
Defesa Civil emite alerta para precipitação no Planalto Norte e áreas próximas à divisa com o PR entre segunda (5) e terça (6); trégua na quarta-feira será curta antes do retorno de tempestades.

LEIA TAMBÉM

A semana que começou com chuva em Santa Catarina, tem uma melhora temporária na quarta-feira (07) e volta a ficar instável a partir de quinta-feira (08).

A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina indica dois períodos que merecem atenção: entre esta segunda (05) e terça-feira (06), principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná, e entre quinta-feira e sábado (10), quando a passagem de frentes frias pode provocar temporais e chuva persistente em diferentes áreas do estado.

Entre a noite desta segunda-feira (05) e a manhã de terça-feira (06), áreas de instabilidade deixam o tempo chuvoso em todas as regiões. A chuva tende a ocorrer de forma persistente e, em alguns momentos, com maior intensidade, especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Nessas áreas, há possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente nos locais onde a precipitação ocorrer de forma mais intensa em um curto período.

Na quarta-feira (07), a chuva perde força e o tempo melhora na maior parte de Santa Catarina. No Grande Oeste, porém, o calor e a umidade favorecem a ocorrência de temporais entre a tarde e noite. A expectativa é de que atinjam poucas localidades e possam vir acompanhados de rajadas de vento.

Quinta-feira marca o retorno da instabilidade

A partir de quinta-feira (08), a passagem de uma frente fria aumenta novamente a instabilidade em Santa Catarina. Os temporais devem começar pelo Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste entre a madrugada e a manhã e avançar para outras áreas ao longo do dia.

Nas proximidades do litoral, da Grande Florianópolis ao Norte catarinense, a atuação dos temporais tende a ser menos intensa.

Entre sexta-feira (09) e o início de sábado (10), uma nova frente fria pode provocar outro episódio de chuva persistente e, pontualmente, de forte intensidade. Nesse período, o risco aumenta para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Temperaturas ficam amenas, mas calor aparece no Oeste

A presença de chuva e nebulosidade mantém as temperaturas amenas durante boa parte da semana. No Litoral e nos Planaltos, as máximas ficam próximas dos 20 °C.

No Oeste, o calor aparece com mais força em alguns períodos, especialmente na quarta e na quinta-feira, quando as máximas podem se aproximar dos 30 °C. Com o retorno da chuva, as temperaturas voltam a cair a partir de sexta-feira.

Cuidados durante chuva e temporais

Durante temporais, procure abrigo em local seguro e mantenha distância de árvores, placas, postes e outras estruturas que possam cair. Em caso de chuva intensa, não atravesse áreas alagadas, seja a pé ou de veículo, e evite locais próximos a rios, pontes e áreas sujeitas a enxurradas.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Juliana Maciel celebra vitória e destaca representatividade inédita do Planalto Norte

Próxima Notícia

AGRO
Agronegócio no Brasil enfrenta desafios que vão além de um mandato presidencial

VOCÊ VIU?