Como evitar risco de choque, e morte, ao utilizar uma lava a jato?
A lavadora de alta pressão, conhecida como lava a jato ou simplesmente wap é um equipamento que torna simples e rápida a limpeza de áreas externas e economiza água. Contudo, algumas recomendações de segurança são de grande importância para a pessoa que irá executar o serviço. O mal uso pode acarretar em risco de morte.
Dependendo da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo humano, os efeitos do choque elétrico podem ser desde formigamentos até parada cardíaca e óbito (veja mais abaixo).
Infelizmente, casos de pessoas que morreram ao receber descarga elétrica destes equipamentos não são raros. Recentemente, uma mulher morreu quando utilizava o equipamento em Joinville.
Em Brusque, no Vale do Itajaí, um adolescente de 15 anos foi encontrado em parada cardiorrespiratória após levar um choque quando utilizava uma lava a jato no pátio de sua casa. Apesar dos esforços dos socorristas, ele não resistiu.
Em São Paulo, um rapaz de 25 anos estava lavando um carro quando a lavadora de alta pressão encostou na água, provocou uma descarga elétrica e o atingiu. Ele desmaiou e o pai ainda tentou socorrê-lo, o levando para o Pronto Socorro, mas o rapaz não resistiu e morreu.
As ocorrências são muitas, porém alguns cuidados podem evitar o pior. Confira abaixo dicas para evitar choques ao utilizar as lavadoras de alta pressão:
- Antes de ligar o equipamento, certifique-se de que a rede elétrica local é compatível com a tensão (voltagem) especificada no produto;
- Perigo de choque elétrico. Não utilize a máquina com o fio elétrico avariado;
- Perigo de curto-circuito. Todas as partes condutoras de energia eléctrica DEVEM
SER PROTEGIDAS contra o jato de água. - Sempre utilize calçado com sola de borracha ou outro material isolante elétrico e não toque o plugue ou a tomada se estiver com os pés ou mãos molhados; e mantenha todas as conexões elétricas enxutas;
- No caso de ser usada uma extensão, as tomadas macho e fêmea devem ser do tipo à prova d’água, mantidas secas e fora do chão. Se possível coloque-as em locais altos e com a certeza de que não cairão ao chão, principalmente se neste espaço houver acúmulo de água;
- Extensões em rolos sempre devem ser completamente esticadas para evitar seu superaquecimento;
- NÃO mova a lavadora de alta pressão arrastando-a pelo cabo elétrico ou pela mangueira;
- NÃO dirija o jato de água contra a própria máquina, contra as partes elétricas ou em direção de outros aparelhos elétricos;
- JAMAIS direcione o jato de água para si próprio, outras pessoas ou animais;
- NÃO toque o cabo e/ou a tomada com as mãos molhadas;
- NÃO utilize o equipamento ao ar livre em caso de chuva;
- NÃO permita que crianças façam uso do equipamento;
- NÃO retire o plugue da tomada puxando-o pelo cabo de alimentação ou tocando no plugue com as mãos molhadas e/ou pés descalços;
- Ao final de cada utilização, desligue o interruptor do equipamento, aperte o gatilho para retirar a pressão armazenada na lavadora e só depois desconecte o cabo elétrico da tomada.
Água e eletricidade não combinam. Veja abaixo imagens de uma situação que felizmente o usuário conseguiu se desprender, porém nem sempre é assim. Acidentes domésticos matam, não seja uma vítima.
Efeitos da corrente elétrica
Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.
Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.
Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 1 mA* (equivalente a um milésimo de ampère) e 3 mA, podem ser altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altere seu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo. Essa é a chamada fibrilação cardíaca, que causa morte.
Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa.
Essa paralisação passa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, pode deixar sequelas irreversíveis em razão da interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos.
*mA: Unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.
Fonte: “Efeitos da corrente elétrica” – Brasil Escola