O Brasil tem duas sorveterias entre as cem mais icônicas (que se distingue ou simboliza uma época, uma cultura) do mundo, segundo a lista da TasteAtlas, enciclopédia gastronômica internacional, divulgada na última sexta-feira (21).
A primeira que aparece é a Cairu, que fica em Belém (PA) e foi fundada em 1964, com o sorvete de açaí, fruta típica da região, como o melhor. Uma bola de gelato sai por R$ 15.
“A Sorveteria Cairu é mais do que uma sorveteria; é um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os locais, quanto para os visitantes. Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região. Um de seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, que é muito apreciado por seu sabor rico e distinto, que equilibra perfeitamente doçura e acidez”, diz o TasteAtla.

A outra vencedora foi a Sorveteria da Ribeira, que é mais antiga ainda. Fundada em 1931, em Salvador (BA), a loja conta com a opção de sorvete de tapioca, selecionado como o mais icônico do estabelecimento. Uma bola de sorvete sai por R$ 12.
“O sorvete é feito com farinha de tapioca autêntica e misturada com gelato cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”, informa a enciclopédia.
A Itália é o país com mais sorveterias na lista, em cidades como Milão, Roma e Veneza, seguida pelos Estados Unidos. Portugal, Espanha, França e Canadá, além de outros, também aparecem entre os melhores.






