refis

tres_barras

Frio polar vai dar lugar a calor de 30ºC na região Sul do Brasil

Avatar photo
Temperaturas abaixo de zero do início da semana dará lugar a uma massa de ar quente com marcas muito altas para esta época do ano.

LEIA TAMBÉM

Milhões de pessoas no Sul do Brasil serão submetidas a um verdadeiro choque térmico com uma enorme diferença de temperatura entre o começo e o final desta semana.

Temperaturas abaixo de zero deste início de semana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul darão lugar a uma massa de ar quente com marcas muito altas para esta época do ano.

Nesta terça (18), as temperaturas cairam mais ainda, no entanto, até o final de semana, essa situação deve mudar consideravelmente, pois os termômetros devem voltar a subir para 30°C ou até mesmo ultrapassar essa marca em boa parte da região, segundo a MetSul.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que já no sábado (22), o tempo terá predomínio de sol com poucas nuvens e as temperaturas começam a subir gradativamente. O amanhecer ainda será gelado na Serra (6ºC) e de 15 à 19ºC nas demais regiões, porém os termômetros devem marcar 27ºC na parte da tarde, no litoral Sul catarinense.

Todo esse “choque térmico” é causado por um ciclone extratropical que está distante da costa brasileira, mas que levou ar polar sobre o continente, afetando fortemente as mínimas na Argentina, que marcou 22,5°C abaixo de zero.

Bloqueio atmosférico

Na quarta-feira (19), o ar gelado se move em direção ao oceano, dando lugar a um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada de frentes frias ou ciclones na região.

“O bloqueio atmosférico resultará em vários dias de tempo seco, com ventos transportando ar tropical quente do centro do país em direção ao Rio Grande do Sul, elevando as temperaturas”, explica Estael Sias, meteorologista da MetSul.

“Teremos 10, talvez 12, 14 graus acima da média entre o domingo (23), a segunda e a terça-feira da próxima semana“, acrescenta.

No Sudeste, por causa dessa frente fria, o tempo deve ficar mais instável no litoral de São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale da Paraíba nesta semana, embora quedas de temperaturas mais acentuadas não devam ser registradas.

No restante do país, como as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, esse ciclone não terá influência no tempo.

Notícia Anterior

VALE DO ITAJAÍ
Cliente acusada de furto de balas de goma, sem provas, será indenizada

Próxima Notícia

SAÚDE
Ministério da Saúde aumenta em 30% repasses ao Samu 192

VOCÊ VIU?