A noite de terça-feira (11), contou com tempo instável e ocorrência de temporais isolados com chuva intensa por todo o estado, segundo a Defesa Civil, que por volta das 21h emitiu um alerta para temporais e alagamentos pontuais para os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras.
Às 21h10, a forte chuva com rajadas de vento causou a queda de uma árvore na Estrada Geral de Colônia Litikoski, em Irineópolis.
A guarnição dos Bombeiros foi acionada para averiguação, onde foi confirmado que a estrada estava com um dos lados obstruídos dificultando a passagem dos veículos e representando risco em potencial.
Com uso de motossera e demais equipamentos foi realizada a desobstrução e limpeza da via, eliminando assim os riscos. Ninguém se feriu.
Rios em alerta
Os volumes de chuva ocorridos nesse início de semana, fizeram com que os níveis dos principais rios catarinenses apresentassem elevação, atingindo níveis de alerta em alguns municípios como Saudades e Maravilha, na região Oeste do estado.
Na região do Vale do Itajaí, devido a elevação dos níveis, iniciou-se a operação das barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga), para contenção de cheias.
Ao longo da madrugada desta quarta-feira (12), há tendência de estabilidade dos níveis dos rios devido a diminuição das chuvas, contudo a formação de um ciclone extratropical vai trazer chuva novamente, que ganha força ao final do dia e ocorre acompanhada de temporais, que começam pelo extremo Oeste catarinense e se estendem para as demais regiões na madrugada de quinta-feira (13).
A formação deste ciclone também intensifica o vento, com rajadas entre 50 e 70 km/h. Ocorrências ligue 199 ou 193.
Na sexta-feira (14), uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense.