Às 08h30 da manhã desta quinta-feira (13), um trem turístico, com 943 passageiros, saiu de Curitiba com destino a Morretes, no litoral, e parou por volta das 11h em um ponto a cerca de quinze quilômetros do destino. A Prefeitura de Morretes esclareceu que o trem não conseguiu chegar ao destino por conta da queda de árvores e galhos nos trilhos.
De acordo com a Serra Verde Express, empresa responsável pelo passeio, em 26 anos de operação, “é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico”.
A interrupção gerou revolta nos passageiros. Em vídeo, um deles disse que a informação que tiveram é de que havia cerca de 70 árvores caídas nos trilhos desde a noite de quarta-feira (12).
“Como que liberaram uma viagem hoje (quinta-feira) de manhã, sabendo que tinha árvore nos trilhos desde ontem?”, disse ele, reclamando havia crianças e idosos principalmente, com fome e com sede.
Os passageiros chegaram a Morretes às 21h desta quinta-feira (13). Eles ficaram por 10 horas dentro dos vagões, com poucas informações e sem comida.
Na chegada, os turistas receberam copos e garrafas de água. Em seguida, foram levados a três restaurantes de Morretes, para se alimentarem. Após o jantar, foram levados de vans e ônibus à Curitiba.
Em nota, a Serra Verde disse que, pela manhã, recebeu a liberação da Rumo Logística – que monitora a circulação – parar operar normalmente os trens. No entanto, segundo a empresa, no trajeto foram identificadas quedas de árvores. A empresa afirmou que a decisão de parar o trem foi por motivo de segurança.
Após o episódio, e diante das condições climáticas, a empresa que oferta o passeio de trem cancelou o serviço desta sexta-feira (14), tanto na ida quanto na volta para Morretes.