Em um caso raro, gêmeos siameses¹ nasceram unidos por um osso da coluna no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR), na quarta-feira (27).
Os irmãos estão unidos pelo sacro, um osso em formato de triângulo que fica na base da coluna vertebral. As informações foram divulgadas pelo próprio hospital.
Nascidos por meio de uma cesariana, os bebês pesam, juntos, 3,360 kg. Ainda segundo o hospital, a equipe médica analisa qual o “plano de tratamento mais apropriado” para separar os irmãos.
Por enquanto, o setor de neurologia da unidade de saúde vai monitorar a condição dos dois para determinar a possibilidade uma intervenção cirúrgica.
Após o parto, os gêmeos foram internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica. Informações pessoais dos pais e dos irmãos não foram divulgadas.
Gêmeos idênticos são provenientes de um único ovo, que acaba se dividindo. Quando essa divisão não é completa, acabam ficando unidos por alguma parte. O mais comum são os unidos pelo esterno, osso que temos no meio do tórax.
“Além de gêmeos unidos ser algo bem raro, o fato da união ser pelo sacro torna o caso ainda mais raro”, disse a médica Marina Nunes Machado, que fez o parto dos bebês.
Gêmeos Siameses¹ se desenvolvem quando um embrião precoce se separa parcialmente para formar dois indivíduos. A maioria dos gêmeos siameses é natimorto ou morre logo após o nascimento.
Os bebês costumam ser ligados pelo tórax, pela pélvis ou pelas nádegas. Os gêmeos podem compartilhar órgãos.
Os gêmeos que sobrevivem podem ser separados por cirurgia. O sucesso depende do local por onde eles estão unidos e dos órgãos compartilhados.
 
			






