Uma idosa de 91 anos com Alzheimer foi resgatada em um apartamento onde foi encontrado o corpo do filho dela, de 69 anos, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O resgate ocorreu na tarde de sábado (21).
Representantes do município foram chamados ao local por vizinhos após sentirem um cheiro insuportável vindo do imóvel.
Pelas primeiras informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, o homem estava morto há pelo menos 10 dias. Exame do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o homem teve um ataque cardíaco. Os legistas disseram que ele já tinha histórico de doença cardíaca.
A idosa estava esquelética e desidratada, e foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com a secretaria, ela já era acompanhada pelos netos neste domingo (22).
“Quando nós entramos no apartamento, o cheiro era insuportável, mesmo com duas ou três máscaras, nós não conseguimos ficar ali”, relembra Christina Guimarães, coordenadora do programa Abraço ao Idoso.
“A senhora tem Alzheimer, então ela não estava entendendo nada o que estava acontecendo”, afirma a secretária. Segundo Christina, ela aparentava estar desidratada e sem alimentação, já que o filho era responsável pelos cuidados.
A idosa vivia com um gato no local, que apresentava comportamento agressivo quando as equipes entraram no apartamento, provavelmente por estar sem comer há muito tempo. O animal também foi resgatado do local.