telemedicina

Lula faz reunião com ministros para discutir chuvas em SC

Avatar photo
Estado vem passando por severo fenômeno climático nos últimos dias.

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou nesta quinta-feira (12), por videoconferência, uma reunião com ministros para discutir a situação das chuvas intensas que atingem Santa Catarina, na Região Sul, e da forte seca e incêndios florestais que castigam o Amazonas, na Região Norte.  

“Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo. Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, publicou Lula em uma postagem na rede social X (antigo Twitter).

Nas duas últimas semanas, Lula vem despachando do Palácio da Alvorada,residência oficial, onde se recupera de uma cirurgia para reconstrução da articulação do quadril.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, as chuvas dos últimos dias deixaram um rastro de alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências. Até esta quinta-feira (11), pelo menos 112 municípios já haviam decretado situação de emergência no estado.

Uma força-tarefa do governo federal desembarcou em Navegantes, no litoral catarinense, para acelerar o apoio a municípios atingidos. 

A comitiva, liderada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobrevoou as cidades mais afetadas pelos temporais, no Vale do Itajaí, entre elas, Rio do Sul e Taió. Depois, por terra, percorreu algumas localidades de Blumenau, onde seus integrantes se reuniram com o governador catarinense, Jorginho Mello, prefeitos, parlamentares e a comunidade.

Jorginho Mello aproveitou a visita para pedir ao governo federal recursos para dragagem de rios como forma de prevenção às enchentes

Com a sinalização de que o governo federal deve ajudar com recursos, Mello pretende atualizar os projetos do programa da agência japonesa Jica, que preveem propostas para evitar desastres em território catarinense.

O dinheiro para o trabalho deve vir do governo federal. Ainda não há garantias do recurso, mas o estado vai submeter o projeto para solicitar o investimento.

Notícia Anterior

PREVISÃO DO TEMPO
Previsão do tempo para o fim de semana em SC

Próxima Notícia

CONFLITO EM ISRAEL
Avião presidencial é cedido para buscar brasileiros em Gaza