refis

tres_barras

Ministros visitam SC e assinam Pacto pela Governança da Água

Avatar photo
O acordo possibilita a regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.

LEIA TAMBÉM

A assinatura do pacto ocorreu em Blumenau, uma das regiões mais afetadas pelas cheias dos últimos dias. Os ministros sobrevoaram áreas afetadas e ouviram as demandas do estado e municípios.

Santa Catarina tem 135 municípios com estragos causados pela chuva. Segundo o governo estadual, 82 cidades decretaram situação de emergência.

O governador Jorginho Mello aproveitou a visita para pedir ao governo federal recursos para dragagem de rios como forma de prevenção às enchentes. É a terceira vez desde domingo (8) que Mello bate na tecla do desassoreamento em uma aparição pública.

Com a sinalização de que o governo federal deve ajudar com recursos, Mello pretende atualizar os projetos do programa da agência japonesa Jica, que preveem propostas para evitar desastres em território catarinense.

O dinheiro para o trabalho deve vir do governo federal. Ainda não há garantias do recurso, mas o estado vai submeter o projeto para solicitar o investimento.

Reações:

  • Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional: “O Pacto pela Governança da Água é um importante passo para garantir a segurança hídrica de Santa Catarina. O documento vai permitir que o estado tenha mais autonomia para tomar decisões sobre os recursos hídricos e investir em ações de prevenção e mitigação de desastres naturais.”
  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente: “O Pacto pela Governança da Água é um compromisso com a sustentabilidade. O documento vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina de forma responsável com o meio ambiente.”
  • Jorginho Mello, governador de Santa Catarina: “O Pacto pela Governança da Água é um marco para Santa Catarina. O documento vai nos dar mais autonomia para tomar decisões sobre os recursos hídricos e investir em ações de prevenção e mitigação de desastres naturais.”
Notícia Anterior

CHUVAS EM SC
Enchente compromete abastecimento de água em Canoinhas

Próxima Notícia

FERIADO PROLONGADO
PMRv inicia Operação N. Sra. Aparecida nas rodovias estaduais

VOCÊ VIU?