A segunda-feira (30) iniciou com a atuação de instabilidades combinadas a um sistema de baixa pressão, o que favoreceu a ocorrência de chuva e temporais desde a madrugada, que se espalham por todo o estado até a madrugada da terça-feira (31) vindo acompanhados de chuva intensa com raios, rajadas de vento e granizo, podendo provocar destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Neste período são esperados acumulados de chuva entre 50 e 75 mm no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis e entre 20 e 40 mm nas demais regiões do estado. Pontualmente estes acumulados podem ser maiores.
No decorrer da terça e quarta-feira a instabilidade diminui e não são esperados volumes de chuva significativos. Há apenas condição para pancadas de chuva isoladas em áreas do Grande Oeste entre as tardes e noites.
Entre a quinta (02) e a sexta-feira (03), um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para Santa Catarina.
Entre a tarde e a noite de quinta os temporais ocorrem no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no decorrer da madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do estado com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
São esperados acumulados entre 60 a 90 mm com pontuais de 100 mm a 120 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm.
Entre a sexta-feira (03) e o sábado (04), um ciclone extratropical se forma sobre o mar e provoca agitação marítima e risco de ressaca na costa catarinense. O vento também intensifica entre o Meio-Oeste e o litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h, principalmente nas áreas da Serra e Litoral Sul.
Situação e Previsão Hidrológica
Devido a previsão de chuvas intensas entre essa segunda e terça-feira, 31, a tendência é que os níveis voltem a subir, trazendo Risco Alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Meio-Oeste, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis.
Já nas bacias das regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí o Risco Muito Alto também para ocorrências de inundações graduais, devido aos níveis dos rios já estarem em contas de alerta ou emergência.