A guarnição dos Bombeiros de Major Vieira foi acionada pela bombeira comunitária Karina, que havia encontrado seu sobrinho, Matias, de apenas 1 mês de vida, engasgado com leite materno. Karina iniciou as manobras de desobstrução e, quando a guarnição chegou, o bebê já estava com sinais vitais estáveis.
A guarnição recebeu uma ligação diretamente da bombeira comunitária, por volta das 15h40, que encontrava-se na localidade de Canudos, aproximadamente 25 km do centro da cidade, relatando que o bebê engasgou-se após amamentação e estava com suspeita de OVACE (obstrução das vias aéreas por corpos estranhos), sendo que a mesma iniciou as manobras de desobstrução e que estavam vindo de encontro com a guarnição.
De imediato, a guarnição deslocou-se até a estrada geral do Paiol Velho, onde se encontrou com a vítima sendo amparada por seus familiares, os quais entregaram-no para os socorristas.
Na avaliação inicial realizada, foi possível constatar que as manobras realizadas pela Bc Karina, obtiveram êxito, pois o bebê estava com sinais vitais estáveis, apresentando choro e mais nenhuma obstrução que impedisse a ventilação.
Após realizados todos os procedimentos padrões de atendimento pré-hospitalar, o bebezinho foi conduzido, juntamente com sua mãe, ao Hospital São Lucas para avaliação médica, que constatou que Matias estava bem.
A Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos, chamada comumente de OVACE refere-se a toda situação que pode afetar a ventilação de maneira parcial ou total, deixando a vítima sujeita a asfixia e até morte.