R7 / São Paulo — Um menino de 2 anos morreu ontem (14), depois que foi esquecido dentro de uma van escolar no bairro de Vila Maria, na zona norte de São Paulo. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista da van teria esquecido a criança no veículo — que estava estacionado em uma garagem — no período da manhã e percebeu o fato somente à tarde, por volta das 15h30.
A criança foi levada pelo próprio condutor ao Pronto-Socorro, entretanto ela chegou sem vida. O chefe da segurança do pronto-socorro, então, ligou para a Polícia Militar e informou o ocorrido.
Durante a tarde, os termômetros em São Paulo registraram uma máxima média de 37,3 °C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. A suspeita da polícia é de que o menino morreu por conta do calor, porém, o laudo irá apontar a causa da morte.
Mãe diz que o filho ele chorou e não queria ir à creche
A mãe do menino Apollo Gabriel Rodrigues, Kalieli Rodrigues, disse que o filho pediu para não ir à creche e que chorou bastante antes de ser colocado na van escolar.
Kalieli afirmou que não teve um dia bom e que estava sentindo algo estranho, mas precisava sair para trabalhar. Segundo ela, Apollo usava a van havia quatro meses, desde que tinha sido matriculado na creche.
Ela disse que normalmente o filho era acomodado no banco da frente, porém desta vez foi colocado atrás. Ela também reforçou que eram os mesmos “tios” que o buscavam todos os dias.
Só quando saiu do trabalho, Kalieli foi avisada pela família de que o filho estava no hospital e, quando chegou lá, recebeu a notícia.
“Sempre que eu chegava, meu filho estava lá. Hoje eu cheguei e meu filho não estava e eu nunca mais vou ver ele. Eu nunca mais vou ver meu filho”.

O bebê era buscado todos os dias às 7h e devolvido às 16h15 à mãe de Kalieli, Luzinete Rodrigues dos Santos. Luzinete disse que aguardou até as 16h40, e o neto ainda não tinha chegado. Ela ainda teria estranhado que outra van estava fazendo a devolução das crianças, pois a “tia” de costume estaria passando mal.
Apollo foi esquecido no interior de uma van, deixada em um estacionamento, das 7h30 às 16h. O fato ocorreu sob uma onda de calor que atinge São Paulo, em um dos dias mais quentes do ano.
A família acredita em irresponsabilidade dos funcionários e pede justiça pelo ocorrido. Apollo era o filho mais novo de Kalieli, que também é mãe de duas meninas, de 8 e 6 anos.
De acordo com o boletim de ocorrência, a monitora da van disse à polícia que costuma conferir o embarque e o desembarque das crianças, mas que nesta terça (14) não passou bem e estava com enxaqueca, o que pode ter prejudicado a sua atenção no trabalho.
O motorista Flávio Robson Benes e a monitora Luciana Coelho Graft foram presos em flagrante e autuados por homicídio doloso. O casal passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (15), que concedeu liberdade provisória aos dois.
Eles vão cumprir medidas cautelares, como proibição de sair de casa à noite, e suspensão da atividade de motorista de van escolar.
A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota, que o motorista do TEG (Transporte Escolar Gratuito) foi descredenciado, e um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos.

























