Novos temporais em Santa Catarina causaram estragos entre o fim da noite de quinta (16) e madrugada desta sexta-feira (17). Cidades do Oeste do estado e do Vale do Itajaí, que concentram municípios importantes e populosos como Chapecó e Blumenau, foram as mais afetadas com enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Também houve queda de granizo em algumas áreas.
Em Taió, duas pessoas morreram na noite de quinta depois que o carro em que elas estavam afundou em uma área alagada pela chuva. Outras duas pessoas, que também estavam no veículo, foram resgatadas presas em galhos.
O trabalho de resgate durou cerca de duas horas e começou quando um morador foi até o batalhão dos bombeiros e informou que um carro estava no local. O homem e a mulher, ambos idosos, estavam fora do veículo em árvores. A mulher apresentava sinais de hipotermia, de acordo com os socorristas.
Uma terceira mulher, também idosa, foi encontrada com parada cardiorrespiratória e desacordada. Ela chegou a ser levada a uma unidade de saúde, mas morreu segundo a prefeitura da cidade. A quarta vítima estava dentro do carro que foi retirado da água. Para o resgate, foi necessário um mergulhador e um guincho.
Em Presidente Getúlio, parte de um rebanho de búfalos foi arrastado pela correnteza durante enchente na cidade na manhã desta sexta-feira. Imagens compartilhadas nas redes sociais, e confirmadas pela prefeitura, mostram um dos animais sendo levado pelo ribeirão que transbordou na região.
Em Florianópolis, uma casa de madeira desabou por conta do grande volume de chuva no bairro Agronômica. Já em Lages, maior cidade da Serra, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra.
As rodovias estaduais e federais também tiveram interdições na manhã desta sexta. O caso mais grave ocorreu na BR-470, em Ibirama, onde a queda de barreira deixou os dois sentidos bloqueados.
Em Brusque, as aulas municipais foram canceladas nesta sexta. Na cidade, um contêiner que possivelmente foi levado pela força da água foi avistado no Rio Itajaí-Açu. O equipamento colidiu com a ponte e, quando a água baixou, passou pela estrutura.
Em Rio do Sul, o Estádio Municipal Alfredo João Krieck teve o gramado todo tomado pela água. Na cidade de Agronômica, bombeiros retiraram 10 adultos e uma criança de 8 anos de dentro de um ônibus. Elas foram deixadas na área seca.
O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria junto com o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. Há risco de novos temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas neste fim de semana para todas as regiões do Estado, especialmente no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.