fesmate

telemedicina

Operação ‘Mercadores da Morte’ combate cartel de serviços funerários em SC

Avatar photo
As empresas alvo da ação são suspeitas de estabelecer regras e valores superfaturados para não terem concorrência.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a operação “Mercadores da Morte”.

Foram cumpridos ao todo 32 mandados de busca e apreensão a fim de apurar suposto crime contra a ordem econômica, conhecido como cartel, crime na relação de consumo e crime contra a paz pública. 

O procedimento investigatório criminal foi instaurado em 2022 e desde então vem apurando supostas irregularidades envolvendo a prestação de serviços funerários.

Segundo a apuração, o esquema teria começado em Florianópolis e estaria se expandindo para Criciúma, utilizando o mesmo modus operandi. Empresas do ramo funerário estariam estabelecendo regras e valores superfaturados dos serviços e juntas estariam controlando os preços para que não haja concorrência. 

Participam da operação 118 Policiais que integram o GAECO e os mandados estão sendo cumpridos em Florianópolis, São José e Criciúma. 

Foram apreendidos mais de R$ 200 mil em dinheiro, mais de 340 mil em cheques, mais de 2 mil dólares, documentos relacionados a edital de concorrência pública, documentos relacionados a renovação, celulares, entre outros.

 GAECO  

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil, Penal, Polícia Científica e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Notícia Anterior

ENCHENTE EM SC
Morre 3ª vítima que estava em carro que afundou durante enchente em SC

Próxima Notícia

CENSURA?
Julgamento no STF pode reduzir liberdade de imprensa, dizem especialistas