festival

Chuva com mais de 400 meteoros ilumina o céu em Monte Castelo

Avatar photo
Chuva Geminídas ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (15) e pode ser observado no mundo todo.

Mais de 400 meteoros foram vistos na chuva Geminídas, cujo ápice ocorreu na madrugada desta sexta-feira (15), segundo o astrônomo amador Jocimar Justino. Ele filmou o fenômeno em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. A ‘chuva’ é visível a olho nu em todo o mundo.

As Gemínidas são uma das poucas chuvas de meteoro que são originadas por um asteroide, e não por cometas. A chuva leva esse nome devido ao ponto em que o asteróide parece se originar, que é na constelação de gêmeos.

O fenômeno acontece no final de todo ano, quando a terra orbita pela trajetória do asteroide 3200 Phaeton, que deixou rastros de pequenas rochas e destroços no espaço. Esses fragmentos entram na atmosfera da Terra a 260 mil km/h.

O astrônomo amador relatou que a chuva de meteoros foi particularmente “espetacular” nesta data, graças às condições do céu.

“No dia 13, embora houvesse grande expectativa, a observação foi parcialmente ofuscada pela presença de nuvens após a meia-noite. Contudo, na noite seguinte, os observadores foram agraciados com um céu límpido, proporcionando uma visão privilegiada dos meteoros”, contou Justino.

“As Geminídas, conhecidas por sua vivacidade e brilho, cruzaram o céu a uma velocidade de aproximadamente 120 mil quiômetros por hora, criando um espetáculo visual memorável”.

Ele classificou essa chuva de meteoros como “um dos destaques astronômicos do ano”.