Chega o fim de ano e algumas estatísticas chamam a atenção. Uma delas é a dos nomes mais registrados no país.
Nomes curtos, cada vez mais adotados por influenciadores e famosos, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2023, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
“Antes os nomes de personagens de novelas ou mesmo do futebol eram naturalmente destaque nos rankings, mas agora têm sido substituídos pelo fenômeno dos influenciadores digitais“, afirmou Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.
Em Santa Catarina, Miguel e Helena foram os nomes preferidos, de acordo com dados do Portal da Transparência do Registro Civil.
Já em Canoinhas, os nomes preferidos para os bebês foram Laura e Arthur. Em seguida, os nomes femininos optados em maior número foram Helena, Sofia, Cecília, Maria Clara e Alice.
Já os masculinos que mais aumentaram foram Bernardo, Vicente, Joaquim, Heitor e Matheus.
No município de Canoinhas, em 2023, foram 682 registros de nascimento (de 1ª de janeiro à 14 de dezembro), 35 reconhecimentos judiciais de paternidade.
Outros dados (Canoinhas/2023)
- 214 casamentos
- 418 óbitos
- 679 CPFs emitidos
Troca de nome
A Lei Federal 14.382/22 permitiu a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial.
Ao menos 10,3 mil mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial foram registradas em um ano no país, desde a nova legislação.
Além disso, a norma possibilitou, também, que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento.
Para realizar a troca de nome diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF).
O valor do ato é tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação.