Um ciclone extratropical deverá atingir o Sul do país neste Natal, com reflexos no início da próxima semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O alerta foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e pela Defesa Civil de Santa Catarina.
O órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária diz que a formação do ciclone entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul começa no domingo (24) e deve ganhar força a partir da madrugada do dia de Natal (segunda-feira, 25).
Conforme o Inmet, a formação deste novo ciclone e o encontro de ventos quentes e úmidos do norte e mais frios de sul, dão origem a áreas de instabilidade sobre grande parte da região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento, que podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h entre segunda e terça (26), na faixa leste gaúcha e em Santa Catarina.
Antes da formação do ciclone, porém, o instituto afirma que áreas de instabilidade formadas por calor e alta umidade, além da presença de um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão), irão provocar temporais no centro-sul do Brasil.
A previsão é de tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com ventos acima de 70 km/h e queda de granizo.
A Defesa Civil informa que os ventos também ganham força e sopram constantes no estado no dia 25.
Este sábado (23) será mais um dia com tempo instável em Santa Catarina, com condição para temporais em todo estado, que devem atuar já desde a madrugada. No período da tarde, os temporais podem ganhar força novamente, em especial do oeste ao norte catarinense.
Na terça-feira (26), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões, mas os ventos ainda seguem atuando na metade leste do estado, principalmente nas áreas litorâneas, deixando o mar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis.