tres_barras

refis

Tempestade com ventos de 150 km/h deixa 13 mortos na Argentina

Avatar photo
O fenômeno violento já estava sendo previsto pelas autoridades meteorológicas.

LEIA TAMBÉM

Uma tempestade com ventos assustadores ao sul Buenos Aires deixou pelo menos 13 pessoas mortas no sábado (17), segundo as autoridades. As rajadas de vento ultrapassaram 150 quilômetros por hora, de acordo com um comunicado do gabinete do presidente Javier Milei, o que equivale à velocidade do vento de um furacão de categoria 1.

A área mais atingida foi a cidade de Bahia Blanca, distante 650 km da capital argentina, onde várias pessoas também ficaram feridas por causa de telhados arrancados, informou o governo municipal, descrevendo o ocorrido como uma “catástrofe”.

“Com grande pesar, 13 vítimas fatais foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas”, acrescentou o prefeito do município, Federico Susbielles, em sua conta na mesma rede social.

A imprensa argentina relata que a maior parte das vítimas fatais participava de um evento esportivo no Club Bahiense del Norte, quando o teto do estabelecimento desabou.

CLUB BAHIENSE DEL NORTE – Tempestade: desabamento deixa 13 mortos (StockAvenger1/X/Reprodução)

As chuvas também causaram problemas em Buenos Aires na madrugada deste domingo (17). Segundo a Folha de S.Paulo, os ventos fortes arrastaram aviões e fizeram o aeroporto ser fechado até por volta das 10h da manhã (assista no vídeo abaixo).

A chuva acompanhada de ventos fortes começou por volta das 3h40, no horário local, e causou o desabamento de uma estrutura no hipódromo de Palermo, onde uma festa estava sendo realizada.

Cerca de 300 pessoas participavam da confraternização e o acidente deixou ao menos 15 delas feridas – 13 foram internadas com politraumatismos, traumatismos cranianos e fraturas torácicas. 

Mortes no Uruguai

No Uruguai, duas pessoas morreram na madrugada de domingo no departamento de Colonia, afetado pela queda de árvores e telhados, causada por ventos de mais de 167 km/hora, segundo o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet).

Bombeiros reportaram mais de 150 emergências atendidas em Montevidéu e no restante do país, com danos a residências, veículos e à rede de saneamento, segundo a imprensa local.

O que causou as tempestades?
O fenômeno violento já estava sendo previsto pelas autoridades meteorológicas. Ele foi causado por uma massa de ar muito fria que avançou desde o extremo sul e encontrou uma massa de ar quente sobre o centro da Argentina e o Uruguai. O tempo só deve ficar mais firme a partir da próxima quinta-feira, 21. 

Notícia Anterior

NATAL LUZ
Três Barras: Mais de 4 mil pessoas acompanham as festividades natalinas

Próxima Notícia

POLÍCIA
Homem é executado com tiro na cabeça em Papanduva