Barata morde? Em um vídeo que circula no TikTok, um jovem conta que acordou com os olhos inchados, com manchas roxas e avermelhadas ao redor deles —isso tudo de um dia para o outro. Nos comentários, várias pessoas especularam o que poderia ter acontecido com ele, e uma das hipóteses levantadas era mordida de barata.
O jovem explicou no TikTok que procurou um hospital e, lá, descobriu que não era a mordida do inseto. Aliás, ele ainda não sabe o que causou as duas manchas enormes no rosto.
Mas, rapidamente, vários comentários surgiram por lá, com pessoas assustadas com a possibilidade de uma barata morder. Isso realmente pode acontecer? Listamos abaixo algumas curiosidades sobre as baratas.
Baratas mordem pessoas?
Sim, inclusive, a força da mordida delas equivale a 50 vezes seu peso corporal. Isso permite que elas roam materiais resistentes com suas mandíbulas surpreendentemente fortes. Portanto, a sua mordida é bastante dolorosa, podendo o machucado evoluir até para infecção e demandar o uso de antibióticos.
Como se não bastassem voar, correr, inclusive pelo teto e pelas paredes, e se enfiar e esconder em frestas, baratas (incluindo as de cozinha, conhecidas como germânicas) mordem, sim, as pessoas.
Mas não é motivo de entrar em pânico. Segundo especialistas, as baratas não costumam ser agressivas e não costumam morder as pessoas, mas sim restos de alimento. Em falta de comida, elas podem procurar os habitantes da casa, porém, vão preferir roer tecido em decomposição, como as unhas. Contudo, pode acontecer de elas ‘errarem o alvo’ e morderem sua pele.
Doença de barata pode matar?
Sim, pode. As que vivem em esgotos, ralos, tubulações, como a barata-americana (sendo que o número de espécies urbanas pode chegar a 20) transmitem doenças potencialmente perigosas para a saúde humana. São causadores de: furunculose (presença de furúnculos), febre tifoide, hanseníase, tuberculose, poliomielite, hepatite A, parasitoses, meningite, pneumonia, diarreia.
Qual é a função da barata no mundo?
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos. Se sumissem, sofreríamos com um rápido acúmulo de resíduos humanos nos esgotos e cemitérios.
Barata tem cheiro?
Sim, mas é sentido apenas por alguns. O motivo que faz com que apenas algumas pessoas sintam o cheiro das baratas é específico: quem percebe esse odor tem um gene que codifica um quimiorreceptor que identifica a trimetilamina, ou TMA.
Um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences e divulgado pela revista Galileu em 2019 reforça que as pessoas sentem cheiros distintos de acordo com o DNA. Ou seja, o código genético tem impacto em como cada um percebe — ou não — determinados odores, como é o caso das baratas.
Barata só é atraída por comida?
Não. Baratas procuram por comida, mas também locais quentes, úmidos e escuros, ideais para sua sobrevivência e reprodução. Tem mais. A alimentação delas é variada e não se restringe apenas a doces, migalhas, restos em louças sobre pia. Devoram qualquer coisa que encontram, como cola, papel, couro, fios de cabelo, pele, unhas, fezes, matéria orgânica em decomposição.
Dá para detectar baratas?
Sim. Fique atento a sinais em locais principalmente desabitados e sujos há algum tempo. Fezes de baratas são fáceis de detectar, é uma das formas mais comuns de identificar infestações. Baratas deixam para trás fezes marrons ou pretas (dependendo da espécie) que variam em aparência de grãos de café grossos a pimenta-do-reino moída. Dizem até que também parece com chocolate granulado!
Outra dica de como identificar fezes de baratas é fiquem de olho em montinhos espalhados pela casa. Isso porque, esses insetos costumam defecar várias vezes, o que caba gerando esses amontados de dejetos.
Baratas vivem sem cabeça?
Mito ou verdade: alguns animais conseguem viver depois de perder a cabeça? Dizer que as baratas vivem sem cabeça é uma história que já atormentou (para não dizer enojou) muita gente –e o pior é que ela é parcialmente verdade.
O que acontece é que o inseto tem as principais estruturas vitais no abdômen, por isso consegue reagir por mais algum tempo após perder a cabeça. A barata não irá comer ou beber. Ela sobreviverá por até duas semanas e morrerá quando a reserva de energia e água acabar.
Para sorte da barata, e azar de quem tem pavor dela, o baixo metabolismo faz com que ela tenha energia para sobreviver um tempo nessas condições.
Barata apenas surge de noite?
Não. Apesar de baratas terem hábitos noturnos, pois é no escurecer que elas saem em busca de parceiros e alimentos, eventualmente, de dia, também podem aparecer. Isso é mais comum quando elas não conseguem comer à noite e de dia encontram dificuldade para se esconder e descansar. Se avistar mais de uma, possivelmente há muitas delas competindo por território.
Uma das melhores formas de evitar a proliferação de barata é mantendo os ambientes sempre limpos, principalmente locais onde costumamos comer, como cozinhas, sofás, mesas de jantar, entre outros. E também manter a dedetização do ambiente em dia.
Assim, nenhuma barata irá interromper seu sono ou aparecer enquanto estiver assistindo um filme. Em último caso, chinelada nela!