Brasil envia 125 toneladas de alimentos para Cuba

Avatar photo
Um estudo publicado no ano passado mostrou que 88% da população de Cuba, que vive sob uma ditadura comunista, sobrevive em situação de pobreza extrema.

LEIA TAMBÉM

O governo brasileiro enviou na segunda-feira (12) um lote de 125 toneladas de leite em pó para Cuba.

A iniciativa busca ajudar a população cubana a enfrentar a escassez de alimentos e a crise econômica que o país enfrenta. Os alimentos foram doados pelo governo brasileiro e serão distribuídos para a população mais vulnerável.

O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que carregamentos adicionais de leite em pó, além de arroz, milho e soja, também serão enviados ao país nas próximas semanas.

O motivo da doação, segundo a nota, é “promover a segurança alimentar e nutricional da América Latina, fornecendo recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis“.

Há aí uma evidente contradição, pois o governo petista admite que há fome em Cuba, ao mesmo tempo em que enaltece o modelo comunista.

Pobreza – Um relatório publicado em 2023, pelo Observatório Cubano de Direitos Humanos (OCDH), 88% da população de Cuba vive em situação de pobreza extrema.

O relatório atribui o agravamento da situação da ilha que vive sob uma ditadura comunista “às crises estruturais e acumuladas e à falta de vontade política das autoridades para fazer as mudanças necessárias”.

Ditadura pressionada

Em 11 de julho de 2021, os cubanos foram espontaneamente para as ruas pedir o fim da ditadura.

A partir daí, o regime aumentou a repressão e mandou quase 2 mil pessoas para as prisões, incluindo menores de idade.

O medo do regime é que, com a morte de Raúl Castro, que está com 92 anos, os cubanos voltem a se revoltar contra o ditador Miguel Díaz-Canel, que hoje comanda a ilha.