Emirados Árabes demonstram interesse em investir na infraestrutura de SC

LEIA TAMBÉM

Nesta segunda-feira (19), durante reunião da comitiva catarinense no Ministério do Comércio dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, o ministro Thani Zeyoud demonstrou interesse em investir no setor de infraestrutura do estado de Santa Catarina. Essa foi a primeira reunião da missão internacional catarinense aos Emirados Árabes, liderada pelo governador Jorginho Mello.

O governador apresentou pontos de interesse do Estado para parcerias estratégicas e colocou o governo à disposição para firmar acordos com o país árabe. As principais áreas apresentadas são investimentos nos portos de SC e, em especial, na ampliação da malha estadual de ferrovias.

O ministro afirmou que está sendo planejada uma agenda para conhecer as oportunidades de investimento. Uma comitiva dos Emirados Árabes deve vir ao estado de Santa Catarina no mês de novembro.

Participaram ainda da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner, da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antidio Lunelli e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes.

O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o objetivo de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, futuras oportunidades de investimentos igualmente foram foco do encontro. A Câmara representa 22 países da região.

Emirado de Dubai

Dubai é a capital do emirado de Dubai nos Emirados Árabes Unidos (EAU). É uma cidade dinâmica conhecida por seus arranha-céus, portos, praias e setores empresariais e turísticos vibrantes. Dubai tem uma população diversificada devido à sua grande comunidade de expatriados e é caracterizada pela tolerância e diversidade religiosa, com o Islã como religião majoritária, mas também lar de várias outras fés.

A paisagem da cidade inclui ilhas artificiais como a Palm Jumeirah e as ilhas “Mundo”, que contribuíram para sua indústria turística em crescimento. O Dubai Creek, um canal natural, desempenhou um papel significativo na história inicial da cidade, e edifícios mais antigos podem ser encontrados ao longo de suas margens.

A economia do Dubai é baseada no comércio, com dois importantes portos e um movimentado hub internacional de carga aérea. Também abriga zonas de livre comércio que atraem investimentos estrangeiros.

O turismo é um foco importante, com resorts e atrações grandiosas. O setor imobiliário tem sido fundamental, permitindo que investidores estrangeiros comprem propriedades com arrendamentos longos.

A história de Dubai remonta a uma pequena vila de pescadores no século XVIII. Rapidamente se desenvolveu em um centro de mergulho em busca de pérolas e comércio devido às políticas favoráveis aos negócios e à localização estratégica.

A riqueza do petróleo na segunda metade do século XX financiou importantes projetos de infraestrutura, levando à sua modernização. A cidade diversificou sua economia na década de 1990, focando no turismo, imobiliário e finanças, atraindo expatriados qualificados de todo o mundo e tornando-se uma metrópole cosmopolita e liberal na região.