Um menino de 8 anos foi sequestrado na tarde da última sexta-feira (16) enquanto estava em um posto de saúde de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina. A agilidade de uma funcionária da unidade foi fundamental para o resgate da criança e a prisão do autor do crime.
O homem, de 47 anos, se aproveitou da distração da mãe, que aguardava atendimento, para colocar a criança no carro e fugir com ela. Uma funcionária da unidade percebeu o que estava acontecendo e avisou a mãe.
Como o homem também é paciente do posto de saúde, a servidora pública acessou os dados cadastrais dele e, junto com a mãe da criança, foi até a residência do suspeito, no bairro Armação.
Lá, encontraram o menino ileso e o resgataram. A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência.
Suspeito nega sequestro e diz ter levado a criança para passear
O homem disse aos policiais que levou a criança para passear em sua casa com o objetivo de mostrar os animais que cria. Ele se justificou dizendo não ser uma pessoa estranha, uma vez que seu cadastro estava registrado na Unidade de Saúde.
A mãe da criança, no entanto, reafirmou não conhecer o suspeito e disse que ele não tinha autorização para sair com seu filho para qualquer tipo de “passeio”.
Prisão e investigação
O homem foi preso em flagrante, conduzido à delegacia de Polícia e posteriormente ao Complexo Prisional da Canhanduba, onde permanece à disposição da Justiça.
Audiência de custódia e laudo de sanidade mental
A audiência de custódia ocorreu no sábado (17) e o homem segue detido. A Polícia Civil disse que o juiz pediu um laudo de sanidade mental do homem. Caso seja confirmada insanidade, ele poderá ser encaminhado para internação psiquiátrica.
Ação da funcionária é elogiada
A ação da funcionária do posto de saúde foi elogiada pela Polícia Civil e pela comunidade. A atitude dela foi fundamental para o rápido resgate da criança e para a prisão do autor do crime.
O caso serve como alerta para os pais redobrarem a atenção com seus filhos, principalmente em locais públicos.