telemedicina

Previsão para SC: trimestre será de altas temperaturas e chuva próxima da média

Os catarinenses podem esperar chuvas dentro da média e temperaturas próximas a acima da média nos meses de fevereiro, março e abril – é o que aponta o Boletim de Previsão Climática divulgado pela Epagri/Ciram.

A previsão também indica que a chegada do outono de 2024 deve marcar o fim do El Niño. O início da estação no Hemisfério Sul ocorre no dia 20 de março às 00h06.

Confira a previsão climática para Santa Catarina

Chuva mal distribuída

Durante o mês de fevereiro, a chuva deve ser mal distribuída no estado, associada ao processo de convecção (característica de verão). A previsão para Santa Catarina aponta que podem ocorrer chuvas intensas no Litoral e no Vale do Itajaí devido à circulação marítima.

“No fim do verão, ainda sob influência do El Niño, permanece o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram. Em março e abril, os volumes ficam próximos do esperado.

Temperatura

Ao longo do trimestre, a temperatura deve ficar próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. Nos meses de fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor são esperadas no verão, especialmente devido à influência do El Niño.

“Podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul. Esses episódios devem ser mais frequentes no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao estado”, acrescenta a meteorologista Marilene de Lima.

Fim do El Niño

Em dezembro de 2023, a temperatura da superfície do mar seguiu elevada devido à atuação do El Niño forte. Em janeiro de 2024, observa-se uma diminuição desse aquecimento em boa parte do Pacífico Equatorial.

Para os próximos meses, a previsão é de término do fenômeno El Niño, se estabelecendo a neutralidade no decorrer do outono. Há possibilidade de ocorrer La Niña na sequência, e as condições serão monitoradas no decorrer do ano.

Notícia Anterior

JUSTIÇA
Maiores de 70 anos podem partilhar bens ao se casarem, decide STF

Próxima Notícia

BOMBEIROS
Corpo de adolescente que morreu afogado no Rio Canoinhas é encontrado