Na tarde de sábado (23), uma guarnição da Polícia Militar fazia rondas pela Rua Eugênio de Souza quando recebeu comunicação via COPOM informando de uma mulher que tentava suicídio no rio Água Verde.
De acordo com a PM, a solicitação partiu de um homem, pescador, que esperou no local até a chegada da viatura. Ele contou que estava na margem do rio quando uma mulher chegou, tirou o sapato e deixou-o com um bilhete, adentrando no rio.
Ao interpelar, a mulher esta lhe relatou que iria cometer suicídio, vindo a submergir algumas vezes na água. O homem imediatamente acionou a emergência.
A guarnição chegou no local e adentrou na área de mata, aproximadamente 100 metros da via pública, localizando o corpo da mulher dentro da água, submersa.
De imediato a equipe PM solicitou ao COPOM prioridade para acionamento de apoio dos Bombeiros, retirou os equipamentos e adentrou na água, retirando o corpo pela outra margem do Rio.
Ao constatar a ausência dos sinais vitais, o policial iniciou a massagem cardíaca (RCP), enquanto o outro auxiliou na abertura das vias aéreas. Após uns instantes a equipe dos Bombeiros chegou para atendimento, prosseguindo na massagem cardíaca.
De acordo com os socorristas, a mulher, uma idosa de 64 anos, encontrava-se em grau 6 de afogamento, o que caracteriza uma parada cardiorrespiratória. Ainda no local foi realizada a reanimação cardiopulmonar, e uso de desfibrilador automático externo.
A vítima foi levada até o Pronto Atendimento, porém, sem sinais vitais.
No Pronto Atendimento, a equipe médica reverteu a situação, conseguindo ressuscitar a mulher, que apresentou sinais estáveis até a saída da guarnição PM do local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, segundo informações preliminares, até o fim da tarde, ela permanecia com quadro de saúde estável.
Encontre ajuda
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.
*Com informações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros