Na manhã de segunda-feira (5), policiais rodoviários federais, com apoio de policiais militares,
apreenderam um grande carregamento de maconha durante fiscalização na BR-280, em Canoinhas. A ação resultou na prisão de um homem e na recuperação de um utilitário que apresentava diversas
irregularidades nos sinais de identificação.
A ocorrência teve início quando os policiais perceberam que um Nissan/Kicks, ao se aproximar da
fiscalização, reduziu bruscamente a velocidade e entrou em um desvio por estrada de terra. A equipe
iniciou o acompanhamento tático e conseguiu interceptar o condutor após cerca de um quilômetro de
perseguição pela via rural.
No interior do automóvel, os policiais encontraram centenas de tabletes de maconha, que totalizaram 529 quilos. Momentos antes da abordagem, o motorista ainda tentou se desfazer de provas arremessando um aparelho celular pela janela, mas o objeto foi recuperado pelos agentes.
Além do tráfico, os policiais identificaram que o utilitário, com placas de licenciamento de Curitiba (PR), possuía os números do chassi, motor e vidros raspados ou remarcados. Até mesmo os códigos de segurança das placas não permitiam a leitura oficial, o que impediu a identificação imediata da procedência real do automóvel.
Para garantir a segurança do transporte, a PRF contou com o apoio da Polícia Militar no deslocamento do preso. O homem, o entorpecente e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
O envolvido, de 23 anos, deve responder por tráfico de drogas, que prevê penas de 5 a 15 anos de reclusão. Além disso, responderá pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no Código Penal, com pena que pode chegar a 6 anos de reclusão. O automóvel passará por perícia técnica para identificar o proprietário original.




