A animação do satélite GOES-16 mostra que, na noite desta quarta-feira (1º), as tempestades mais intensas (tons em preto na imagem acima) ainda se concentram sobre o RS. Em Santa Catarina, alguns temporais isolados ocorreram entre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, trazendo vendavais localizados e chuva pontualmente intensa.
De acordo com a Defesa Civil, é importante destacar que, a partir da madrugada desta quinta-feira (02), a formação e aproximação de uma frente fria passa a provocar temporais em território catarinense, principalmente em áreas de divisa com o RS, isto é, do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Estes temporais vem acompanhados de raios, vendavais e chance de granizo, além de chuva intensa. Por isso, segundo Aviso Meteorológico, a partir desta madrugada o RISCO É ALTO para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil chama atenção para as seguintes recomedações: em caso de temporais, busque um local abrigado e fique longe de janelas, portas e outros objetos que possam ser arremeçados. Se a chuva for intensa, jamais transite em áreas alagadas, já que estes lugares trazem risco para a população.
A Defesa Civil segue em monitoramento intensificado sobre as condições meteorológicas no estado, 24 horas por dia.