Na manhã desta terça-feira (25), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrou a operação “Sob Encomenda 4”, que visa a apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense e de outros estados da federação.
O objetivo da operação foi dar cumprimento a 21 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Ao todo são alvos dessa fase da operação 17 pessoas investigadas.
Dentre os investigados, estão três advogados, sendo dois alvos de prisão preventiva em Joinville, e um ex-agente prisional temporário de Joinville.
Foram alvo de buscas pessoas presas no Sistema Prisional do estado, distribuídas na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville (Unidade Masculina e Feminina) e Presídio Regional de Blumenau, além de pessoas envolvidas com a organização criminosa em liberdade.
A operação ora deflagrada é desdobramento da Operação “Sob Encomenda I, levada a efeito em agosto de 2021, que visava estancar a prática da chamada “sintonia” entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol de organização criminosa.
A investigação segue em segredo de justiça.
















