DENGUE

Das quadras de Canoinhas para o mundo: atleta segue para os Emirados Árabes mostrar seu talento

Avatar photo
Jovem canoinhense, que aos 9 anos atraiu o interesse do Jaraguá Futsal e aos 14 do Flamengo, segue agora para o Oriente Médio onde vai assinar contrato de 4 anos com o Al-Ain.

LEIA TAMBÉM

O sobrenome e os cachos não chamam mais a atenção do que o seu futebol. Joia da base do Flamengo, o canoinhense, e volante Khauan Schlickmann, de 18 anos, vai defender o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Os valores do acordo não foram revelados pelo Rubro-Negro, que terá uma porcentagem sobre negociações futuras. O contrato de Khauan com o clube carioca era até dezembro deste ano.

Quem é Khauan Schlickmann

Nascido em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, o jovem teve em quem se inspirar dentro de casa. O avô e o pai de Khauan, Carlos Calmon, foram atletas profissionais. Seu início, como contou o pai, foi nas praças e quadras da cidade de Canoinhas.

“Ele começou como a maioria dos meninos que sonham em jogar futebol, pelas quadras de futsal. Em Canoinhas foi onde começou a mostrar que de fato tinha talento, treinando sempre em categorias maiores. Foram poucas competições até atrair o interesse de outras equipes da região. Aos 9 anos, ele recebeu o convite da gigante equipe de futsal de Santa Catarina, o Jaraguá Futsal”, relembrou Calmon.

De Santa Catarina, Khauan se mudou para o Paraná aos 11 anos, onde jogou na base do Athletico-PR e do Coritiba, se destacando com prêmios individuais e grandes campanhas. O desempenho o levou ao Flamengo em 2021, para atuar na equipe sub-15, quando tinha apenas 14 anos.

Nessa mesma época, em plena pandemia, Khauan acompanhou pela redes sociais a campanha que estava sendo feita em Canoinhas, em prol do garotinho Anthony. Sensibilizado, o atleta, que tinha vínculo com a fornecedora de material esportivo Nike , enviou um par de chuteiras para ser rifada e o valor arrecadado ser usado no tratamento do menino.

Emirados Árabes

O volante viaja nesta semana para se apresentar ao novo clube, que é comandando pelo técnico Hernán Crespo, ex-São Paulo. Khauan deve fazer exames médicos e assinar o contrato, que será de 4 anos.

As negociações vinham sendo tratadas desde fevereiro de 2024. O atleta estava sendo pouco utilizado na temporada por causa das negociações, que se arrastaram por alguns meses. Mesmo se afastando do Brasil com tão pouca idade, Khauan diz não ter medo de sair dos holofotes do mundo do futebol.

Hoje o futebol está globalizado e não tem mais isso. Se você performar em alto nível, sempre estará no radar dos clubes mundiais. Estou indo para o maior clube dos Emirados Árabes e não poderia perder esta oportunidade“.

Destino de Schlickmann, o Al-Ain conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões da Ásia. A equipe faturou o troféu após vencer o Yokohama Marinos, do Japão, na final. O Al Ain também assegurou vaga para o “Super” Mundial de Clubes de 2025, além do Intercontinental deste ano.

O pai de Khauan encerrou a carreira no futebol em 2010. O irmão mais novo, Théo de 9 anos, também joga na base do Flamengo e seguirá no clube.