Executiva do PT diz que eleição na Venezuela foi ‘democrática e soberana’

Avatar photo
O resultado das eleições na Venezuela é contestado por inúmeros países. A oposição também contesta e diz que atas provam derrota de Maduro.

LEIA TAMBÉM

A Executiva Nacional do PT disse, em nota divulgada no final da noite de segunda-feira (29), que o processo eleitoral na Venezuela, que teve a vitória do atual presidente, o ditador Nicolas Maduro, proclamada, foi uma jornada “pacífica, democrática e soberana”.

“Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição”, diz a nota (leia na íntegra abaixo).

Maduro teve a vitória proclamada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, o órgão máximo eleitoral do país, quando cerca de 80% das urnas foram apuradas. O resultado das eleições na Venezuela é contestado por inúmeros países.

A oposição também não reconheceu a vitória dele e disse que as eleições foram fraudadas. A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou que “já tem como provar a verdade”, destacando que Edmundo González é, na verdade, o presidente eleito do país.

Segundo Machado, a oposição tem acesso a 73,2% das atas eleitorais, que comprovariam a vitória de González.

“Mesmo que o CNE tenha dado 100% dos votos a Maduro [nas atas restantes], não chega com o que já temos. A diferença foi tão grande, em todos os estados, em todos os estratos, em todos os setores”, pontuou.

De acordo com dados divulgados pela oposição, Edmundo González obteve, até última análise, 6.275.182 votos, e Nicolás Maduro, 2.759.253. María afirmou que as atas serão disponibilizadas em um portal para qualquer venezuelano acessar.

González também estava na coletiva de imprensa, na qual disse: “Temos em nossas mãos as atas que demonstram nosso triunfo categórico e irreversível”. “Nosso triunfo é histórico”, adicionou.

Nota da Executiva Nacional do PT sobre eleições na Venezuela

O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.

O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT.