O tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C.
Esse comportamento já foi observado neste domingo (7) e tende a se repetir ao longo da semana, segundo a Defesa Civil do Estado.
Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.
Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C.
Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 10 e 13°C nas demais regiões, favorecendo inclusive a configuração de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.
Confira a previsão
Na segunda-feira (08), a frente fria se afasta do estado, mas a circulação de umidade do oceano mantém o tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca, especialmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do litoral. O ar frio avança de forma gradativa por todo estado e as temperaturas mínimas devem ser invertidas, ou seja, devem ser registradas à noite.
A sensação será de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Na terça-feira (09), tempo instável em todo estado. O dia já começa com grande quantidade de nuvens, mas entre a tarde e a noite a formação de áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva em praticamente todas as regiões.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 1°C e 4°C nas áreas mais altas da Serra, Grd. Florianópolis Serrana e Extremo Oeste e de 4°C a 12°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas não passam dos 4°C a 6°C nas áreas serranas e variam de 7°C a 14°C nas demais áreas.
Na quarta-feira (10), ainda amanhece com chuva devido a atuação de uma baixa pressão, em especial nas áreas litorâneas, entretanto, a tendência é de melhora nas condições de tempo até a noite, com a entrada de uma massa de ar seca na retaguarda.
Na quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria entre SC e PR volta a instabilizar o tempo, com o retorno da chuva e condições para temporais isolados em todas as regiões.
É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.
A Defesa Civil recomenda:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados;
- Mantenha a higiene das mãos.
- Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.