saude

Avião com 61 pessoas a bordo cai no interior de SP; ninguém sobreviveu

Avatar photo
Aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guaraulhos, em SP.

Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes. A aeronave caiu no terreno de uma residência. Luiz Augusto de Oliveira, dono do terreno, disse ao UOL que ele estava em casa com a esposa e uma funcionária no momento da queda. Eles visualizaram fogo na aeronave e os corpos das vítimas no local.

Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído — Foto: Arquivo pessoal

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a aeronave não fez nenhuma comunicação de emergência antes do acidente. 

Este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.

    De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP). Ainda não se sabe o que motivou a queda.

    Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.

    A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. O Cenipa, órgão da aeronáutica responsável pela investigação do acidente, disse em coletiva que ainda é prematuro apontar as causas do acidente.

    A Anac informou que a aeronave se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos, além dos tripulantes com documentação em dia. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.

    A companhia aérea divulgou no final da tarde a lista com os nomes das pessoas que estavam no avião.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, pode demorar dias até que todos os corpos sejam retirados do local, visto que nenhum pode ser identificado visualmente por estar em completo estado de carbonização.


    LEIA TAMBÉM